Ouvindo...

Sem Lula, Rogério Correia escala ministros para campanha em BH

Candidato do PT tem dito que presidente virá a Belo Horizonte, mas ainda não há confirmação de agenda com Lula na capital mineira

Rogério Correia se encontra com ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias

Sem conseguir marcar uma data para trazer, a Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um ato de campanha, o candidato Rogério Correia tem apostado na proximidade com o primeiro escalão do governo federal.

Nesta quarta-feira (18), o deputado federal que tenta assumir o cargo de prefeito da capital mineira, tem um encontro com a ministra da Saúde Nísia Trindade, para trazer o tema ao debate municipal.

O ato tem sido anunciado como “Grande Encontro pela Saúde e ato rumo ao 2º turno” e apresenta Nísia como a ministra da Saúde de Lula, em peças divulgadas nas redes sociais.

Desde o início da campanha, Rogério marcou reuniões e colocou até em seu programa de TV, lideranças políticas que estão em Brasília, para pedir voto. Já participaram de sua propaganda o ministro da Educação, Camilo Santana; de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e, mais recentemente, Macaé Evaristo, recém nomeada para a pasta dos Direitos Humanos.

Leia também

Adversária também apostou em ministro

Além de Rogério, quem também apostou na influência de um ministro em sua campanha é a deputada federal Duda Salabert (PDT), que disputa o eleitorado mais ligado à esquerda, com o petista. Na última semana, a parlamentar trouxe a Belo Horizonte o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Carlos Lupi, presidente nacional de seu partido.

Lula em BH?

Desde o início da campanha eleitoral, o candidato Rogério Correia tenta “arrastar” o presidente Lula para a disputa em Belo Horizonte. O que conseguiu, até agora, foi a divulgação de um vídeo curto — que o presidente gravou para outros correligionários — em que menciona um pedido de voto a Rogério. O vídeo, no entanto, só chegou duas semanas após o início da campanha eleitoral, mas foi colocado no ar no primeiro dia de propaganda na TV, em 30 de agosto.

A campanha de Rogério tinha sugerido que Lula viesse a Belo Horizonte no dia 14 de setembro, mas o encontro acabou não saindo.

Nesta semana, o petista disse, a jornalistas, que há pressão para que o presidente se envolva em disputas não só em Belo Horizonte, mas em outras capitais, como Porto Alegre, Fortaleza e Natal, que o presidente teria prometido participar da campanha.

“Nós estamos esperando o presidente marcar essa data e é óbvio que será muito bem-vindo e faz a diferença sim [a vinda]”, disse na ocasião.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.