A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) visitou o Hospital Maternidade Sofia Feldman, no bairro Tupi, Região Norte, na manhã desta quarta-feira (11), e prometeu concluir a obra de uma outra maternidade na região de Venda Nova. Duda se reuniu com funcionários e usuários do hospital no auditório da unidade de saúde.
Em coletiva de imprensa, a candidata afirmou que em seu plano de governo, caso eleita, quer fortalecer a prevenção a mortalidade infantil e de cesarianas. Também pretende ampliar o acesso ao parto humanizado.
“Belo Horizonte precisa reduzir o número da mortalidade infantil, mortalidade materna, e também reduzir o número de cesarianas. Isso comparado a outras capitais, Belo Horizonte está atrasada e precisa urgentemente fortalecer as políticas de prevenção e combate à mortalidade infantil, materna, e como disse reduzir o número de cesarianas. A maternidade e hospital Sofia Feldman tem um papel importantíssimo na humanização do parto. O debate sobre o parto humanizado é um debate caro aqui, e o Sofia Feldman coloca em prática algo que nós queremos para Belo Horizonte. Que o chamado parto humanizado, os partos na banheira, não sejam exclusividade para rico! A população mais pobre tem que ter acesso e direito ao parto humanizado”, afirmou Duda Salabert.
Recusa de emendas
A candidata criticou o atual prefeito e candidato a eleição Fuad Noman (PSD). Segundo ela, no ano passado, enquanto deputada federal, tentou destinar emenda parlamentar para garantir a continuidade da construção da maternidade Leonina Leonir em Venda Nova.
“No ano passado eu destinei para prefeitura de Belo Horizonte 20 milhões de reais para criar em Venda Nova a maternidade Leonina Leonor, que iria oferecer este parto humanizado, estes partos na banheira também para a população mais pobre de Venda Nova. Mas, o prefeito Fuad Noman rejeitou este dinheiro, um verdadeiro absurdo! Sendo eleita, e serei eleita, vou tirar do papel a maternidade Leonina Leonor, e a população de Venda Nova vai ter acesso a este equipamento importante ligado ao parto humanizado, ligado aos partos na banheira”, disse Duda.
‘União da esquerda está próxima’
Questionada sobre possível aceno da vice de Rogério Correia (PT), a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) nas redes sociais de união da esquerda na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert diz que acredita na união do campo progressista em apoio ao seu nome, e que está possível frente de esquerda está muito próxima de se tornar real.
“Só existe uma candidatura do campo da esquerda com chances de ir para o segundo turno e vencer as eleições, é a nossa. Então, tenho certeza absoluta de que a união do campo progressista está muito próxima. Desde o início a gente está defendendo a união de todos os partidos do campo da esquerda na nossa candidatura, que é a que tem mais chances de ir para o segundo turno e vencer as eleições. Não foi possível fazer uma eleição partidária, mas faremos uma união eleitoral, por que eu tenho certeza de que os eleitores da esquerda vão votar naquele nome que tem mais chance de vencer as eleições, que é o nosso nome”, disse a candidata do PDT.