Dez candidatos registraram junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a intenção de disputar a Prefeitura de Belo Horizonte.
A corrida pelo comando da capital mineira terá: Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO), Mauro Tramonte (Republicanos), Rogério Correia (PT) e Wanderson Rocha (PSTU).
A campanha eleitoral começa oficialmente a partir desta sexta-feira (16), um dia após o
Veja quem serão os candidatos à Prefeitura de BH em 2024:
Bruno Engler (PL)
Bruno Engler é pré-candidato pelo Partido Liberal (PL) à prefeitura de Belo Horizonte. O deputado estadual tem como principal padrinho político o ex-presidente Jair Bolsonaro. A coronel Cláudia Romualdo será a candidata a vice de Engler.
Carlos Viana (Podemos)
Carlos Viana se elegeu senador em 2018 e tentará pela primeira vez a eleição para a Prefeitura de BH. Em 2022, ele se candidatou ao governo de Minas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e ficou em terceiro lugar.
Duda Salabert (PDT)
Duda Salabert é deputada federal e foi indicada pelo PDT para a disputa na capital mineira. Ela já foi a vereadora mais votada de Belo Horizonte e na eleição de 2022 foi a terceira deputada mais votada da bancada mineira.
Fuad Noman (PSD)
Fuad Noman é o atual prefeito da cidade de Belo Horizonte. Eleito como vice-prefeito de Alexandre Kalil (PSD) em 2020, Fuad assumiu o cargo após a renúncia do ex-prefeito para concorrer ao governo do estado. O prefeito terá o vereador Álvaro Damião (União Brasil) como candidato a vice.
Gabriel Azevedo (MDB)
Gabriel Sousa de Azevedo é o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e tentará pela primeira vez a eleição para prefeito da capital mineira. Gabriel se elegeu duas vezes como vereador de BH e terá Paulo Brant (PSB) como candidato a vice.
Indira Xavier (UP)
Indira Xavier é a candidata da UP para a eleição em Belo Horizonte. Ativista e militante de movimentos pela habitação popular, Indira tentou o governo de Minas em 2022, mas não se elegeu.
Lourdes Francisco (PCO)
Lourdes Francisco da Costa, do Partido da Causa Operária (PCO), vai disputar pela primeira vez a prefeitura de BH. A professora vai disputar a PBH pela primeira vez, mas já participou de duas eleições: ao governo de Minas, em 2022, e à Câmara de Grão Mogol, em 2016.
Mauro Tramonte (Republicanos)
Mauro Tramonte é deputado estadual e foi indicado pela Republicanos para a disputa pela PBH. Ele terá a ex-secretária do governo Zema, Luísa Barreto (Novo), como candidata a vice e conseguiu o apoio do governador e do ex-prefeito Alexandre Kalil.
Rogério Correia (PT)
Rogério Correia é deputado federal e foi indicado pelo PT para a disputa na capital mineira. Rogério está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados e já foi deputado estadual. A candidata a vice em sua chapa é a deputada Bella Gonçalves (PSOL).
Wanderson Rocha (PSTU)
Wanderson Rocha é o candidato do PSTU para disputar o cargo de chefe do Executivo da capital mineira. O servidor público já concorreu a deputado estadual em 2018 e tentou ser prefeito de BH em 2020, mas não se elegeu nas campanhas anteriores.