A convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), que aconteceu neste domingo (4), na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na região Centro-sul de Belo Horizonte, confirmou o nome do deputado federal Rogério Correia como candidato à prefeitura da capital mineira.
O evento contou com as presenças da ministra do meio ambiente Marina Silva, da presidente nacional do PT Gleisi Hoffman, e do líder do partido na Câmara dos Deputados, Odair Cunha, da deputada federal Celia Xakriabá (PSOL).
Na convenção, Rogério Correia ainda recebeu manifestos de apoio de movimentos culturais e partidos políticos que apoiam a candidatura. Em discurso, o petista criticou as condições atuais da cidade.
“BH está abandonada. Ando na rua e vejo lixo. Cheia de buracos, suja, com pouca limpeza urbana. Nas favelas, quanto lixo! Por que o povo tem que conviver com isso? Nós temos que dar um jeito. Meu compromisso é reviver as regionais, para o povo falar com a prefeitura. Vamos refazer os orçamentos participativos, especialmente nas periferias de Belo Horizonte. Vamos fortalecer os conselhos populares. As regiões mais pobres terão justiça social aplicada na base. Participação popular será uma questão importante”, disse.
Em discurso, Gleisi Hoffmann disse que a candidatura terá tratamento especial do PT. “A direção nacional colocou a candidatura de Rogério como prioridade. Tudo que pudermos vamos fazer para levar essa dupla para a prefeitura. Porque o quadro em Belo Horizonte está aberto e nos propicia a ida ao segundo turno”, disse.
A presidente do PT também confirmou que o presidente Lula vira a Belo Horizonte durante a campanha.
Repetição de 2022
A ministra do meio ambiente, Marina Silva, defendeu a formação de um movimento que derrota a extrema-direita em BH. “Foi com essa frente ampla que derrotamos o Bolsonaro em 2022 e vamos vencer em BH”, afirmou.
O nome de Bella Gonçalves havia sido anunciado, inicialmente, como pré-candidata do PSOLà PBH. Após a confirmação da União de partidos da esquerda em apoio à candidatura de Rogério, a deputada foi confirmada como coordenadora da pré-campanha. No entanto, após as tentativas frustradas de juntar a deputada federal Duda Salabert (PDT), ela foi confirmada como vice.
Em seu discurso, a candidata à vice cutucou as duas pré-candidaturas.
“Quanto maior o desafio, maior a luta. Aceitei o convite de Rogério Correia porque BH está em perigo. Temos em Belo Horizonte pelo menos duas chapas que estão do mesmo lado da moeda”, disse, se referindo às chapas de Bruno Engler (PL), que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, e Mauro Tramonte (Republicanos), que, recentemente, conseguiu unir os apoios do governador Romeu Zema (Novo) e do ex-prefeito Alexandre Kalil.
A convenção também lançou os nomes que sairão como candidatos ao cargo de vereador nas eleições de outubro.