Ouvindo...

Com presença de Lula, PSOL lança Boulos e dá início às convenções partidárias em São Paulo

Evento acontece neste sábado (20) na capital paulista e contará com presença de sete ministros do governo federal

Guilherme Boulos será oficializado como candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) será confirmado, neste sábado (20), candidato à Prefeitura de São Paulo. Um evento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sete ministros do governo federal, está marcada para as 14h no ExpoCenter Norte, na capital paulista.

O evento da Federação PSOL/Rede dá início ao calendário de convenções partidárias em São Paulo. As reunião são obrigatórias e fazem parte do calendário eleitoral. É nas convenções que os partidos ou federações oficializam os candidatos que vão concorrer ao pleito.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os partidos têm entre os dias 20 de julho e 5 de agosto para as suas convenções. O registro do candidato deve ocorrer até dia 15 de agosto.

Veja a lista as datas convenções partidárias da maior cidade do país.

PSOL

O partido de esquerda marcou a sua convenção para este sábado, dia 20 de julho. O deputado federal Guilherme Boulos deve ser anunciado como candidato do partido e da Federação Brasil da Esperança, que inclui os partidos PT, PCdoB e PV. A chapa inclui, como vice, a ex-prefeita da cidade, Marta Suplicy, que retornou ao PT.

O presidente Lula deve comparecer ao evento junto com sete ministros de Estado. Nomes como a ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também devem estar presente.

União Brasil

O União Brasil também está com a sua convenção partidária marcada para o dia 20 de julho. O partido pode lançar à Prefeitura de São Paulo, o nome do deputado federal Kim Kataguiri, mas há setores da legenda que pressionam por apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ou ao empresário Pablo Marçal (PRTB).

MDB

O MDB, do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, está com a convenção partidária agendada para o dia 3 de agosto. Ricardo Nunes deve concorrer à reeleição, junto ao coronel Ricardo de Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ocupar o cargo de vice.

Outros nove partidos entram na coligação para apoiar Ricardo Nunes: PSD, Republicanos, União Brasil, Progressistas, Podemos, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza e Avante.

Novo

No domingo, 21 de julho, ocorre a convenção partidária do partido Novo. A economista Marina Helena é a pré-candidata que deve ser oficializada no evento, junto ao companheiro de chapa coronel da Polícia Militar, Reynaldo Priell Neto.

PSB

O partido de Tabata Amaral deve confirmar a candidatura da deputada federal à prefeitura de São Paulo no dia 27 de julho. O nome que vai compor a chapa como vice-prefeito ainda não está definido.

PSTU

No dia 3 de agosto, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) deve anunciar o metroviário Altino Prazeres como candidato a prefeito de São Paulo.

O vice ainda não foi definido.

Leia também

PSDB

“Dessa vez eu vou até o fim”, diz Datena ao lançar pré-candidatura a prefeito de SP | CNN Brasil

A convenção partidária do partido tucano está marcada também para o dia 3 de agosto. No evento, José Luiz Datena deve ser anunciado como candidato. O jornalista e apresentador de televisão ainda não tem vice definido.

UP

No dia 4 de agosto, o partido Unidade Popular (UP) deve anunciar o metrivário Ricardo Senes como candidato. Ainda não há definição de vice.

Os partidos Democracia Cristã (DC), PRTB e PCO ainda não divulgaram as datas de suas convenções partidárias na cidade São Paulo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo