Do enviado especial a Doha, no Catar - A Copa do Mundo tinha toda sua história dentro de campo escrita num intervalo de apenas 64 dias, entre 27 de maio e 30 de julho - período que abrigou as 21 edições anteriores do torneio, entre 1930 e 2018. A Copa nunca havia sido disputada entre novembro e dezembro - mas há datas históricas para o futebol neste período!
Confira:
6 DE DEZEMBRO
- Nasce em Alexandria (Itália), em 1907, Giovanni Ferrari, meia bicampeão do mundo pela Azzurra em 1934 e 1938, sendo titular absoluto do time de Vittorio Pozzo nas duas campanhas. Sua história no torneio tem ainda a participação como treinador da seleção italiana no Mundial de 1962, quando a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos.
- Nasce em Sydney (Austrália), em 1979, Tim Cahill, meia australiano que é o maior artilheiro do país em Copas do Mundo com cinco gols.
- Nasce em Kaiserslautern, na Alemanha, em 1912, Albert Dusch, ex-jogador de futebol mas que fez história na Copa do Mundo como árbitro, trabalhando nas edições de 1958 e 1962. Na Suécia, ele comandou o empate sem gols da Seleção Brasileira com a Inglaterra, em 11 de junho de 1958, em Gotemburgo, pela segunda rodada da fase de grupos.
- Nasce em Jenec (Tchecoslováquia), em 1930, Tichý, lateral-direito que disputou apenas um jogo na Copa de 1962, no Chile, justamente a final contra o Brasil, que foi bicampeão vencendo a partida decisiva por 3 a 1, de virada. Reserva daquela equipe, Tichý substituiu o titular Lala na final e não se saiu bem. No gol de empate do Brasil, ele foi driblado por Amarildo, antes do ponta-de-lança brasileiro superar o goleiro Schroif num lance em que chutou sem ângulo. No desempate, ele foi novamente fintado por Amarildo que cruzou com perfeição para Zito tocar de cabeça para o gol vazio. Depois, Vavá decretou o 3 a 1.