Ouvindo...

Lula se reúne com presidente do PDT, que reforça apoio a petista

Carlos Lupi já havia declarado apoio formal do partido à campanha do petista no segundo turno

Lula recebeu Carlos Lupi em São Paulo para costurar apoio no segundo turno

Sem a presença do candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu, em São Paulo, o presidente do PDT, Carlos Lupi, que reforçou o apoio do partido ao petista no segundo turno das eleições presidenciais.

O PDT já havia confirmado o apoio à campanha de Lula nesta terça-feira (4), após reunião da executiva nacional da legenda. Ciro gravou um vídeo dizendo que acompanharia a decisão do partido mas, na gravação, sequer citou o nome de Lula.

“Bolsonaro representa tudo o que a gente lutou, a nossa vida toda, contra”, disse Lupi durante o encontro. “Nós somos o partido dos cassados, dos torturados, dos exilados. Jamais estaríamos ao lado dos torturadores”, completou.

Durante o encontro, Lula relembrou o apoio que recebe de Brizola, figura histórica do PDT, após o primeiro turno das eleições de 1989 e elogiou Ciro.

“A história do Ciro não é a de 3,5% dos votos, a história dele significa muito mais do que isso. Tem três políticos que eu aprendi a gostar de graça, mesmo que falem contra mim: Mario Covas [ex-governador de São Paulo], Requião [ex-governador do Paraná, hoje filiado ao PT] e Ciro Gomes”, afirmou.

“Conheço bem ele, foi meu ministro, almoçamos juntos, bebemos juntos, jogamos bola juntos. Pessoalmente, ele é muito diferente do que é no palco de luta”, disse.

Ao longo da campanha à Presidência no primeiro turno, Ciro não poupou Lula e o PT de críticas pesadas e, por diversas vezes, igualou os projetos do petista e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrentará Lula no segundo turno.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.