Nova lei inclui professores da educação infantil na carreira do magistério; veja o que muda

Lei sancionada nesta quarta-feira (7) garante piso salarial e plano de carreira a profissionais de creches e pré-escolas

professor da educação infantil integra carreira do magistério

Os professores da educação infantil passam a integrar oficialmente a carreira do magistério. A medida está prevista na Lei nº 15.326, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (7).

Com a nova lei, profissionais que atuam em creches e pré-escolas passam a ter direito ao piso salarial nacional do magistério e ao enquadramento em planos de carreira, como já ocorre com professores de outras etapas da educação básica.

O texto foi sancionado sem vetos e teve origem no Projeto de Lei 2.387/2023, de autoria da deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP). A proposta foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2025, com relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

A lei define como professores da educação infantil aqueles que exercem função docente com crianças de zero a cinco anos e que tenham sido aprovados em concurso público, independentemente do nome do cargo ocupado.

O texto também estabelece que esses profissionais devem ter formação mínima em nível médio, na modalidade magistério, ou curso superior.

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...