O Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou no inicio do mês o primeiro
A iniciativa surgiu em celebração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência e tem como objetivo despertar a vocação científica, incentivar talentos e oferecer contato com métodos e técnicas de pesquisa.
O programa também busca estimular o pensamento científico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, por meio de projetos supervisionados por pesquisadores do ON.
Nesta primeira edição, serão selecionadas duas equipes de pesquisa: uma em geofísica e outra em astronomia. Cada equipe deve ter quatro alunas da mesma escola pública do Rio de Janeiro e uma professora orientadora, que fará a inscrição do grupo.
As atividades terão dedicação de quatro horas semanais, sendo de uma a duas horas no campus do Observatório, em São Cristóvão, e o restante na escola.
O edital prevê bolsas de R$ 300 mensais para cada aluna e R$ 500 para a professora, com o objetivo de incentivar a participação e fortalecer a formação acadêmica em áreas estratégicas.
Todas as etapas seguem o cronograma oficial do Observatório Nacional, disponível na página do programa. As inscrições estão abertas, e as equipes interessadas devem acompanhar os prazos para submissão, avaliação e divulgação dos resultados.