O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nessa última quinta-feira (26), a construção de 117 escolas indígenas em todo o país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita à comunidade indígena Sahu-Apé, no Amazonas.
Segundo o ministro, a medida busca reduzir desigualdades históricas e ampliar o acesso a uma educação de qualidade para os povos originários.
De acordo com a pasta, a iniciativa contará com investimento de R$ 785 milhões e integra o eixo Educação, Ciência e Tecnologia do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que passou a contemplar a construção e ampliação de escolas indígenas em 2026.
Os novos espaços educativos serão planejados para respeitar a identidade cultural, os modos de vida e a organização territorial dos povos indígenas e comunidades tradicionais.
Ao todo, 17 estados serão beneficiados. Amazonas, Roraima e Amapá receberão o maior número de escolas, 27, 23 e 17 unidades, respectivamente.
Também serão contemplados Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Segundo o MEC, a definição dos locais seguiu critérios técnicos, territoriais e populacionais.
A formalização das propostas ocorreu por meio do sistema TransfereGov, com envio pelos chefes dos Executivos estaduais, análise técnica preliminar do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e operacionalização pela Caixa Econômica Federal, informou a pasta em nota.