Ouvindo...

Terremoto na Turquia divide olival de 80 anos em dois e forma vale de 300 metros

Imagens impressionantes capturam os estragos causados pelo terremoto que atingiu a Turquia, em 6 de fevereiro de 2023

Terremoto na Turquia divide oliveira de 80 anos em 300 metros

Imagens impressionantes capturam os estragos causados pelo terremoto que atingiu a Turquia, em 6 de fevereiro, onde um antigo olival foi separado em dois, formando um vale de 300 metros no distrito de Altınozu, na região sudeste do país.

O olival, que existe há oito décadas, agora apresenta um abismo de mais de 40 metros de profundidade. A paisagem se tornou uma espécie de cicatriz visível do poder do terremoto de magnitude 7,8 que abalou a Turquia.

“Era como um campo de batalha quando acordamos”, disse Irfan Aksu, que testemunhou o momento do terremoto, à CNN. Agora, ele pede especialistas para inspecionar a área e prever possíveis danos futuros.

“Esta não é uma cidade pequena, tem 1.000 casas e 7.000 mil pessoas moram aqui”, alertou Aksu. “Claro, estamos com medo... se fosse um pouco mais perto, teria acontecido no meio da nossa cidade”.

Veja o vídeo:

Tragédia sem precedentes

O terremoto de 6 de fevereiro, que deixou um rastro de destruição na Síria e na Turquia, foi o mais forte já registrado em todo o mundo desde 2021.

A Turquia, localizada ao longo dos limites das placas tectônicas da Eurásia e da África, já experimentou diversos terremotos, mas este se tornou o mais mortal das últimas décadas, com mais de 45 mil vítimas.

Vários fatores contribuíram para a tragédia, incluindo a hora do dia em que ocorreu. O terremoto aconteceu nas primeiras horas da manhã, enquanto muitas pessoas ainda estavam em suas camas, resultando em um número alarmante de vítimas presas sob os escombros de suas casas.

*Com informações da CNN

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.