Mais de 200 golfinhos e leões-marinhos foram encontrados mortos nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos, neste sábado (1°). Autoridades acreditam que animais foram infectados com um veneno tóxico.
Especialistas em vida selvagem revelaram que uma proliferação de algas venenosas teria causado problemas neurológicos devastadores entre os animais depois que eles foram encontrados mortos ou feridos na praia do condado de Santa Bárbara. As informações são do jornal britânico The Mirror.
De acordo com voluntários, há mais de 60 relatos de animais em perigo. Conforme a descrição, os leões-marinhos aparentam estar em uma “viagem de ácido ruim”. Os animais encalhados aparecem desorientados e agitados, com sintomas como balançar a cabeça, espumar pela boca, convulsões e perda de habilidades motoras.
As algas marinhas, que seriam as responsáveis pelo envenenamento segundo as autoridades sanitárias, produzem o ácido domóico. Como os animais se alimentam das algas, acabam sendo intoxicados. O grande número de animais mortos ascendeu alerta das autoridades.
O ácido domóico também é um risco para as pessoas que comem crustáceos, peixes e mariscos que acumularam níveis elevados, de acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia, em em altas doses pode ser fatal.