Um navio equipado com robôs subaquáticos se juntou às operações de busca pelo submarino que desapareceu nas águas do Oceano Atlântico, no último domingo (18). Segundo a reportagem do O Globo, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo grupo norueguês DOF, proprietário dos equipamentos.
“O Skandi Vinland implantou dois ROVs (Veículos Subaquáticos Operados Remotamente) para auxiliar nos esforços de busca que estão acontecendo sob o comando da Guarda Costeira dos EUA”, informou o grupo em comunicado. “Podem fornecer assistência 24 horas para apoiar as operações de busca do comando unificado.”
A comunicação com o submersível Titan, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no domingo, quase duas horas depois de iniciar a descida em direção aos vestígios do mítico transatlântico, que se encontram a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.
Ruídos
As equipes de resgate detectaram “ruídos subaquáticos” na área de busca, anunciou nesta quarta-feira (21) a Guarda Costeira dos Estados Unidos, quando restam menos de 24 horas de oxigênio dentro do submarino.
De acordo com a revista Rolling Stone, um avião canadense P-8 que participava nas buscas detectou “batidas na região a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi ativado e as batidas ainda eram ouvidas”.
Além das batidas, “sinais acústicos adicionais foram ouvidos que ajudarão a direcionar os recursos de superfície, enquanto persiste a esperança de encontrar sobreviventes”, informou a CNN, que teve acesso a um documento interno do governo americano.
O anúncio da detecção de ruídos foi o sinal mais esperançoso da possibilidade de resgate das cinco pessoas a bordo do submersível Titan, da empresa americana OceanGate.
(com informações de AFP)