Ouvindo...

Sensor inteligente ajuda a compreender hábitos de animal de estimação

Dispositivo oferece dados sobre atividade, queima de calorias e qualidade de sono

Animo Smart Monitor oferece dados sobre saúde do pet

Quem tem um bicho de estimação sabe que nem sempre é fácil saber o que o animal sente. Para tornar essa tarefa um pouco mais possível, um sensor inteligente pode ser a saída. Pelo menos foi isso que os criadores do Animo Smart Monitor imaginaram.

O dispositivo branco e cinza é pequeno, com seus 33 mm de diâmetro, e leve (apenas 22 g). Além disso, tem certificação IP64 para resistência a água — uma característica útil considerando que muitos cachorros gostam de tomar banho de lama ou pular em piscinas e chafarizes.

A bateria do Animo tem duração de seis meses. Depois que o sensor é ligado, basta pareá-lo com o app, registrar uma conta e criar o perfil do cachorro com informações sobre idade, peso e raça — que contempla até os vira-latas, na opção SRD (Sem Raça Definida).

É a partir desses dados que serão avaliados fatores como: queima de calorias ao longo do dia, tempo de atividade e qualidade do sono. Nos primeiros dias, o sistema se adapta ao animal. Depois dessa fase, que leva 15 dias, o sistema passa a oferecer métricas mais específicas sobre o pet, como meta de atividade física, tempo que latindo ou se coçou e outros.

A inteligência artificial do Animo leva duas semanas para analisar os padrões do animal de estimação. Após isso, entretanto, é possível acompanhar gráficos diários, semanais e mensais e, assim, acompanhar a atividade, o descanso, o tempo de latido e assim por diante.

Esses dados podem ajudar a melhorar o cuidado com o bicho: como ajustar sua queima calórica, a oferta de atividades e a quantidade de sono. Com isso, é possível passar a compreender alguns comportamentos do animal. Importado da Inglaterra, o Animo Smart Monitor custa R$ 649 no Brasil e está disponível em lojas especializadas.