O formato é o mesmo: uma marca conhecida, uma data comemorativa, um brinde imperdível e uma mensagem no
O link da falsa oferta é ocultado por um encurtador, o que dificulta a detecção rápida da fraude. Além disso, a suposta baixa quantidade disponível incentiva que as ações sejam concluídas o mais rápido possível — o que evita uma pesquisa sobre o tema e a consequente identificação do golpe.
A vítima, então, ignora cuidados básicos, se inscreve para receber o prêmio e expõe seus dados aos criminosos. A Heineken negou, pelo Twitter, a realização de promoções como essa. A marca destaca que não solicita dados nem realiza atendimentos pelo WhatsApp. O contato com os clientes é feito por números de telefone oficiais e perfis próprios nas redes sociais.
Como se proteger?
Uma regra de ouro é: sempre desconfie de ofertas que pareçam irreais ou preços muito abaixo da média do mercado. Nesses casos, procure confirmar a promoção nos canais oficiais da marca.
Além disso, lembre-se de
Procure usar antivírus no computador ou no smartphone, pois essa ferramenta ajuda a proteger contra os sites fraudulentos mais comuns. Mantenha apps e sistemas operacionais sempre atualizados para garantir a defesa digital.