Os mais de 700 mil visitantes do
Amazon apresenta primeiro robô autônomo a atuar em seus armazéns Engenheiros da Universidade Northwestern criam menor robô móvel do mundo
Com quatro patas, Yellow tem conectividade 5G (para transmissão rápida de dados), capacidade de coleta e envio de dados e pode detectar incêndios e eventos suspeitos para reportá-los a agentes de segurança. As informações são enviadas ao centro operacional do evento, que inclui, ainda, cerca de 200 câmeras de segurança, duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois drones e 30 câmeras acopladas ao colete de agentes.
Um dos objetivos do uso do robô é reduzir os riscos a seres humanos em casos de alta exposição — como desarme de bombas e conflitos. O Rock in Rio vai usar, ainda, drones, câmeras térmicas, serviços de SMS com geolocalização, radares perimetrais dispostos na Cidade do Rock e reconhecimento facial.
Yellow tem bateria interna e se junta a 2 mil vigilantes e 25 condutores de cães treinados. Seu design e suas funções são semelhantes aos do Spot, um dos modelos mais populares da marca. Segundo a SegurPro, responsável pela segurança do festival e criadora da ação, o conceito de segurança mistura a ação de vigias humanos com recursos
Além de identificar tumultos, as máquinas podem gerenciar o espaço e analisar as condições meteorológicas da Cidade do Rock. Uma das maiores vantagens é o monitoramento a distância em tempo real, sem a presença de humanos.