Ouvindo...

Cão-robô Yellow vai atuar no Rock in Rio 2022

Cachorro tecnológico será apoio para vigilantes humanos

Yellow vai reforçar equipe de segurança do Rock in Rio 2022

Os mais de 700 mil visitantes do Rock in Rio 2022 — que vai ocorrer no Rio de Janeiro em 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro — poderão ver o cão-robô Yellow, desenvolvido pela Boston Dynamics: ele estará lá para garantir a segurança do encontro. O animal tecnológico participou da edição de Lisboa do Rock in Rio e do Mutua Madrid Open, ambos em junho.

Com quatro patas, Yellow tem conectividade 5G (para transmissão rápida de dados), capacidade de coleta e envio de dados e pode detectar incêndios e eventos suspeitos para reportá-los a agentes de segurança. As informações são enviadas ao centro operacional do evento, que inclui, ainda, cerca de 200 câmeras de segurança, duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois drones e 30 câmeras acopladas ao colete de agentes.

Um dos objetivos do uso do robô é reduzir os riscos a seres humanos em casos de alta exposição — como desarme de bombas e conflitos. O Rock in Rio vai usar, ainda, drones, câmeras térmicas, serviços de SMS com geolocalização, radares perimetrais dispostos na Cidade do Rock e reconhecimento facial.

Yellow tem bateria interna e se junta a 2 mil vigilantes e 25 condutores de cães treinados. Seu design e suas funções são semelhantes aos do Spot, um dos modelos mais populares da marca. Segundo a SegurPro, responsável pela segurança do festival e criadora da ação, o conceito de segurança mistura a ação de vigias humanos com recursos inteligentes.

Além de identificar tumultos, as máquinas podem gerenciar o espaço e analisar as condições meteorológicas da Cidade do Rock. Uma das maiores vantagens é o monitoramento a distância em tempo real, sem a presença de humanos.