Fundada em 2019, a perfumaria sueca No Ordinary Scent (NOS) usa
Sandra e Amelie Saltin Thor, a outra cofundadora da marca, já haviam trabalhado em startups na Suécia e internacionalmente. “Cheiros são algo muito pessoal para nós, então queríamos criar uma experiência online em que se pudesse criar fragrâncias pessoais baseadas em emoções, sentimentos e visões”, conta Sandra.
A encomenda do perfume é bastante simples: o próprio cliente pode dar nome ao perfume e escolher até três imagens para a fragrância. Elas recomendam a escolha de mais de uma foto para que o cheiro seja mais complexo, mas quem decide é o cliente. Além disso, o ideal é que elas tragam memórias para dar mais sentido à personalização.
Uma análise prévia do material é feita na hora para que o consumidor tenha ideia de quais serão as notas de saída (ou cabeça), de coração (ou corpo) e de fundo (ou base). A base tem as notas mais profundas e persistentes, enquanto os acordes combinam as notas de saída e de coração.
O sistema da
As imagens são armazenadas em uma plataforma criptografada e a equipe não tem acesso a elas. O
Cocriação agênero
Sandra acredita que é justamente nessa constante aprendizagem que está a beleza da tecnologia. "É tudo feito em cocriação com as pessoas que estão, de fato, usando os perfumes em vez de ser produto de uma decisão de estrategistas de marketing em grandes corporações.”
A NOS cria fragrâncias agênero, enquanto outras marcas produzem perfumes associados a homens e mulheres. Isso porque o algoritmo categorizar o que cores, elementos e formatos podem significar e como eles podem ser traduzidos em cheiro. É como uma análise semiótica, que examina composição, cores, elementos, técnica e outros aspectos para interpretar uma obra.
O algoritmo da NOS torna acessível ao público uma estratégia comum no marketing e na indústria de bens de consumo: a criação de fragrâncias e gostos que despertem memórias e levem a vendas. Dessa forma, qualquer um pode criar seu próprio cheiro e estímulo de memória afetiva.