Ouça a rádio

Compartilhe

Maior superlua de 2022 acontece em julho

Satélite natural da Terra chega à fase completa e fica mais próximo do nosso planeta ao mesmo tempo

Superlua em julho será a maior de 2022

Fred Espenak, observador de eclipses da Nasa, diz que, em julho, vai ser possível ver a maior superlua de 2022. O fenômeno ocorre quando o satélite natural da Terra chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima do nosso planeta. Nessa situação, a Lua aparenta ser 14% maior e 30% mais brilhante.

A lua cheia de julho recebe o nome de Lua dos Cervos. Isso porque ela ocorre no período em que os cervos (e outros animais da mesma família) estão com os chifres grandes e renovados. 

O termo surgiu pela primeira vez no Velho Almanaque do Fazendeiro (The Old Farmers Almanac), publicado nos EUA desde o fim do século XVIII. O periódico reúne receitas, previsão do tempo e fenômenos astronômicos — muitas vezes relevantes para plantações e colheitas.

Como ver a superlua?

A superlua é visível a olho nu, já que fica maior e mais brilhante. Já marque na agenda: ela vai ocorrer em 13 de julho, uma quarta-feira. Sua aparição começa às 15h38, pelo horário de Brasília, mas o ápice da superlua deve acontecer por volta das 19h34.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store