Ouvindo...

WhatsApp vai permitir silenciar participantes de chamadas em grupo

Novos recursos estão chegando à plataforma

Novidades para grupos chegam ao mensageiro

Chamadas em grupo pelo WhatsApp ganharam novos controles de privacidade. Uma das novidades é poder ocultar o status “visto por último”, que mostra a última entrada na plataforma, de contatos específicos.

🔒 To further protect your privacy online, we’re rolling out new options to your privacy control settings 🔒

Now you can select who from your contact list can see your Profile Photo, About, and Last Seen status. For more information follow this link: https://t.co/UGMCx2n70h

— WhatsApp (@WhatsApp) June 15, 2022

Outra opção vai ser silenciar determinados participantes em ligações em grupo — função já disponível em softwares de reuniões online, como Zoom e Meeting. Há, ainda, a expectativa de que a empresa libere mais emojis para reações a mensagens enviadas. Veja, a seguir, mais detalhes.

1. Privacidade

As opções para visto por último, foto de perfil, recado e status são:

  • Todos: informações podem ser vistas por todos os contatos.

  • Meus contatos: dados só são visualizados por quem está na lista de contatos.

  • Meus contatos, exceto...: é possível escolher, na lista de contatos, quais não devem ter acesso às informações.

  • Ninguém: nenhum contato poderá ver os dados.

Para saber como usar esses recursos, visite este link.

2. Reuniões em grupo

O WhatsApp permite chamadas em grupo — tanto de voz quanto de vídeo, mas apenas nos apps de celular — com até 32 participantes. Agora, vai ser possível silenciar integrantes específicos, enviar mensagens para determinados usuários e ver um banner quando alguém entrar na ligação.

☎️ We’ve added a few updates to a WhatsApp favorite! When it comes to group calls, now you can:

🔇 Mute others
✉️ Message specific people
🙋 See a banner when someone joins offscreen

— WhatsApp (@WhatsApp) June 16, 2022

A opção de silenciar alguém é útil quando os usuários esquecem de fazê-lo. E ela está disponível para qualquer participante da chamada, não apenas para quem iniciou a reunião. O recurso está disponível na versão mais recente do app, mas quem não a tiver ainda pode ficar tranquilo: o WhatsApp está liberando a opção gradualmente.

3. Emojis para reação

Aparentemente, o aplicativo já testa mais opções de emojis para reagir a mensagens. Segundo o WABetainfo, qualquer emoji da biblioteca do sistema poderá ser usado para reagir — diferentemente do que ocorre hoje, com uma lista de cinco opções apenas.

Por enquanto, ainda não é possível saber quando essa opção estará disponível de forma ampla. Em geral, as atualizações são liberadas primeiramente em versões de teste.