Ouça a rádio

Compartilhe

Veja três formas de ficar invisível no WhatsApp

O mensageiro se tornou uma ferramenta de uso diário, mas é possível manter um pouco de privacidade

Acione a privacidade do mensageiro para ficar escondido na plataforma

O WhatsApp tem ferramentas que permitem que o usuário fique invisível em determinadas situações. Assim, é possível limitar a visualização de dados pessoais, status e até a inclusão em grupos, bem como a chegada de mensagens indesejadas ou de números desconhecidos. Veja, a seguir, três formas de ficar invisível no mensageiro.

1. Desative o ‘visto por último’ e as confirmações de leitura

Com essas opções desabilitadas, seus contatos não vão ver quando foi a última vez que você esteve online. A leitura de mensagens também fica escondida (exceto em conversas em grupo).

Para alterar as configurações, vá ao seu perfil (clique nos três pontinhos no canto superior direito) e escolha Configurações > Conta. Em seguida, clique em Privacidade e determine quem tem acesso ao ‘visto por último’ e desabilite as confirmações de leitura. Lembre-se, entretanto, que isso tem uma contrapartida: assim como seus contatos não verão suas informações, você não verá as deles.

Os três pontinhos levam ao perfil
Escolha Configurações
Vá a Privacidade
Selecione Conta
Defina quem pode ver quanto você viu seu perfil por último
Desabilite as confirmações de leitura

2. Defina a privacidade do status e quem pode adicioná-lo a grupos

Seu status no mensageiro pode ser exibido apenas para alguns contatos. Para selecioná-lo, vá ao perfil e escolha Configurações > Conta. Em seguida, clique em Privacidade > Status. Ao escolher ‘Meus contatos, exceto’ ou ‘Compartilhar somente com’, você será levado a sua lista de contatos e pode selecioná-los por lá.

Clique em Status
Se optar por 'Meus contatos, exceto', será levado à lista de contatos para escolher quais devem ser excluídos

Para os grupos, o caminho é semelhante: Configurações > Conta > Privacidade > Grupos. Nas opções, marque ‘Meus contatos, exceto’ para selecionar quais você não quer que o adicionem a grupos. Se não quiser ser adicionado nunca, escolha ‘Selecionar todos’.

Escolha Grupos
Para evitar que qualquer usuário o adicione a um grupo, escolha 'Meus contatos, exceto'
Em seguida, use esta opção para selecionar todos: assim,  ninguém poderá adicioná-lo

Sempre que um administrador de um grupo tentar adicioná-lo, ele será direcionado para fazer o convite em uma conversa individual. 

3. Oculte informações pessoais

Pessoas que não estão entre seus contatos podem ser impedidas de ver sua foto e seu recado. Para esconder a foto, escolha Configurações > Conta > Privacidade > Foto de perfil e selecione ‘Meus contatos’ (ou outra opção que preferir, como ‘Ninguém’). 

Clique em 'Foto do Perfil' para ver as opçoes
Defina sua opção preferida

Já para limitar o acesso ao recado, vá a Configurações > Conta > Privacidade > Recado e determine quem pode ter acesso a ele. Podem ser ‘Todos’, ‘Ninguém’, ‘Meus contatos’ ou ‘Meus contatos, exceto’. Assim, se um estranho encontrar seu número, terá dificuldade de identificar se a conta está ativa ou se o número está bloqueado.

Para limitar o acesso ao Recado, selecione a opção
Determine quem poderá vê-lo

Conhece alguém que precisa ficar invisível no WhatsApp e não sabe como? Compartilhe estas dicas!

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido