Ouça a rádio

Compartilhe

União Europeia obriga adoção do padrão USB-C a partir de 2024: iPhones serão atingidos

Celulares da Apple ainda usam o padrão de carregamento proprietário da empresa, o lightning

Conector USB-C será obrigatório na Europa

A Apple vai ter de se adaptar a uma nova regra da União Europeia: nesta terça-feira (7), o bloco anunciou que todo aparelho eletrônico vendido na região deve utilizar o conector USB-C a partir de 2024. O objetivo é aumentar a praticidade no uso de diferentes dispositivos (smartphones, tablets, fones de ouvido e outros) e reduzir o lixo eletrônico.

Alex Agius Saliba, deputado do Parlamento Europeu, diz que os consumidores ficaram frustrados por muito tempo ao acumular diferentes carregadores a cada novo dispositivo. "Hoje tornamos o carregador comum uma realidade na Europa. Agora, eles poderão usar um único carregador para todos os eletrônicos portáteis‎."

Marca mais afetada pela medida, a Apple usa um conector proprietário — o lightning — no iPhone, enquanto as concorrentes adotam o USB-C como padrão já há algum tempo. Além dos iPhones, apenas o iPad de entrada e acessórios (como AirPods, mouses e teclados) ainda dependem do lightning. Outros produtos da companhia, como computadores e notebooks, já adotam o USB-C para carregamento e transferência.

iPhone ainda usa conector proprietário da Apple, o lightning

Rumores recentes indicam que a empresa já testa iPhones e acessórios com USB-C. A expectativa é que a mudança seja feita a partir de 2023: o iPhone 15 pode ser o primeiro smartphone da empresa sem lightning. 

A nova lei diz, ainda, que as empresas deverão permitir que os consumidores escolham entre adquirir um produto com ou sem carregador. Além disso, elas devem esclarecer as características do acessório, como a potência de carregamento, para que os usuários saibam se o carregador que já têm em casa pode ser utilizado com o novo produto.

Fontes: Parlamento Europeu, The Verge


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido