Um Tesla Model Y 2021 com a janela do motorista quebrada e muita fumaça vindo do interior. Essa situação foi gravada em North Vancouver, no estado de British Columbia, no Canadá, há cerca de dez dias. Em poucos minutos, é possível ver fogo dentro do automóvel.
Com apenas oito meses de uso, o veículo de Jamil Jutha enviou uma notificação de erro, travou e desligou enquanto ele dirigia. Como o interior começou a se encher de fumaça, Jutha teve de quebrar a janela para sair do carro. “Tudo parou: não ligava, a porta não abria, a janela não descia”, conta. “Tive de chutar a janela para sair.”
A forma principal de operar as portas dos Teslas é eletrônica, mas todas elas têm uma maçaneta manual. Elas são, inclusive, muito usadas por quem não conhece os carros. Por segurança, a opção abre primeiro a janela e depois permite que porta seja aberta.
De acordo com um site especializado, veículos elétricos não são mais propensos a pegar fogo do que os modelos a gasolina. Os incêndios são mais comuns após colisões. Há, entretanto, algumas ocorrências que não envolvem impacto, como durante o carregamento.&nbs
O corpo de bombeiros chegou ao local em cerca de cinco minutos. Eles rapidamente apagaram o fogo e ninguém ficou ferido. Veja, a seguir, um vídeo do incidente.
O caso está sendo investigado pela Transport Canada, a agência responsável pela segurança automotiva no país. O órgão já notificou a Tesla e “neste momento, toma providências para uma inspeção conjunta do veículo para determinar a causa do incêndio”. A Tesla não comentou a situação.