Ouça a rádio

Compartilhe

Apple é processada por causar danos auditivos irreversíveis em adolescente

Autores são pais de jovem que recebeu alertas em volume máximo e sofreu danos no tímpano e na cóclea

Airpods, da Apple, podem causar danos à saúde auditiva

Um adolescente americano de 14 anos teve os tímpanos prejudicados por um alerta em volume extremo emitido nos Airpods Pro que usava para assistir a uma atração da Netflix no iPhone. Na época, o jovem tinha 12 anos e, desde então, usa aparelho auditivo. Os pais do garoto processaram a Apple por danos auditivos irreversíveis.

O alerta recebido era uma notificação muito comum nos EUA, o amber alert. Esses avisos são enviados para divulgar informações sobre crianças desaparecidas e geralmente chegam sem aviso prévio. O casal alega que o filho assistia ao conteúdo em volume mediano, mas o alerta veio no volume máximo. 

Depois disso, o adolescente teve zumbido no ouvido, tontura, vertigem e náusea. O processo informa que o som “rasgou o tímpano, danificou a cóclea e causou ferimentos significativos à audição”. Além disso, aponta que o dispositivo não reduz, controla, limita ou aumenta os volumes de notificação ou alerta para níveis seguros e que a Apple "não oferece formas de ajustar os sons de alerta".

Reclamações recorrentes

A empresa é acusada, ainda, de não avisar aos usuários que o volume pode aumentar a ponto de causar danos físicos. Nas redes sociais e na página da Apple, outros clientes relatam o mesmo desconforto.

O documento alega, ainda, que a companhia sabia do defeito e não o corrigiu. Uma das reclamações no site da empresa conta que notificações têm volume extremamente alto, enquanto chamadas telefônicas, músicas e outros sons estão em volume normal. “Em Configurações, parece não haver como diferenciar os níveis de som", destaca.

Outro usuário pede que a falha seja resolvida. “Eu literalmente joguei meus AirPods longe quando recebi um alerta de texto estridente enquanto ouvia uma música calma. Não foi legal", relata.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Apple para saber qual o posicionamento da empresa a respeito do processo. Ainda não obtivemos resposta, mas atualizaremos o conteúdo assim que a companhia responder.

Via: NBC News, Apple, Reddit

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido