Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Flamengo encara ‘tapetinho’ do Botafogo pela primeira vez: ‘Outro esporte’

Direção da Gávea já fez duas críticas ao gramado sintético, como o do Nilton Santos, palco do clássico com o Botafogo neste sábado

Flamengo, de Gabigol, volta ao Nilton Santos após a reforma do gramado do estádio do Botafogo

O Flamengo tem um histórico positivo diante do Botafogo como visitante e só sabe o que é vencer o rival no Nilton Santos desde 2019. Contudo, o clássico deste sábado (2), pelo Brasileirão, será um desafio inédito para o Rubro-Negro. Será o primeiro jogo do time após a instalação do novo gramado sintético - no qual o Alvinegro tem um aproveitamento perfeito, até agora, no Campeonato Brasileiro.

Entre jogos da Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão, o Botafogo mandou 19 partidas no Nilton Santos após a reforma do campo. São 15 vitórias e quatro empates (todos no torneio continental).

Assim, o Alvinegro é o melhor mandante da Série A, com 100% de aproveitamento em 11 jogos como mandante. O Flamengo, por sua vez, é o segundo melhor visitante do Campeonato Brasileiro. São 17 pontos em 33 possíveis (aproveitamento de 51%), com cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Direção já fez duras críticas

No início de julho, enquanto o Flamengo lidava com questionamentos sobre o gramado do Maracanã (mais uma vez), Marcos Braz e Bruno Spindel fizeram duras críticas aos gramados sintéticos da Série A do Brasileirão, como o do Botafogo. O VP de futebol foi quem iniciou, avaliando como “outro esporte”.

Antes, contudo, Braz admitiu que o campo do Maracanã nunca será “muito bom” pelo número de jogos.

“Em nenhum lugar do mundo o gramado suporta esse número de jogos. Não é problema de quem trabalha lá, de quem administra. O problema é a quantidade de jogos. Você joga com chuva, com tempo seco, no verão, no inverno. O número de jogos é o grande causador do estado do gramado.”

“Ou então faz aí como estão fazendo no futebol brasileiro, que já tem três ou quatro times jogando no sintético. Não sei até onde vai isso. Nossa liga vai ser a mais bonita que tem, 11, 12, 15 times jogando no sintético, que é outro esporte. Se não tiver freio isso, daqui a pouco são sete, oito estádios (com gramado sintético)”, complementou Marcos Braz, vice-presidente de futebol, em tom irônico no Ninho.

Na sequência, Bruno Spindel reforçou a posição de que o Flamengo é “terminantemente contra” o uso do gramado sintético, afirmando que o impacto do modelo é, inclusive, prejudicial à saúde dos atletas.

“Só para deixar de novo clara a questão do sintético e a posição do Flamengo: o clube é contra os gramados sintéticos. A gente entende que é outro esporte jogado nele”, iniciou o diretor de futebol.

“Pela nossa experiência de pós-jogo, (o gramado sintético) é prejudicial à saúde dos jogadores. O departamento médico pode falar melhor. O prazo de recuperação do sintético é muito maior. Você tem uma série de intercorrências depois de jogador no sintético. Somos terminantemente contra.”

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...