Foi pênalti? Veja análise do VAR sobre lance polêmico em Fluminense x Flamengo

Elenco Rubro-Negro ficou ‘na bronca’ com a arbitragem do clássico em lance envolvendo o atacante Bruno Henrique e o zagueiro Thiago Silva

Lance em questão revoltou flamenguistas no Maracanã

O Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1 nessa quarta-feira (19), no Maracanã, em duelo válido pela pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Contudo, mais uma vez, a arbitragem foi assunto dentro e fora de campo.

Isto porque, aos 10 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 0 para o Flu, o atacante Samuel Lino tentou drible na área do e foi bloqueado. Na sequência, a bola foi na direção de Bruno Henrique. Nesse momento, Thiago Silva chegou atrasado e derrubou atacante do Flamengo ao tentar afastar a bola.

Imediatamente, os jogadores do Flamengo reclamaram do lance. Contudo, Davi De Oliveira Lacerda não marcou a penalidade. O VAR sequer chamou para a revisão. A CBF divulgou após a partida o áudio da cabine no momento do lance, evidenciando que tanto o árbitro de vídeo quanto o de campo tiveram a mesma visão sobre a situação.

Veja o que disse o VAR

Logo após o lance, Davi de Oliveira afirma que não houve penalidade e justifica a decisão. “Não, ele (Thiago Silva) tira o pé, é canto (escanteio). O pé do vermelho (Bruno Henrique) chega primeiro, mas o Thiago Silva tira a força”, afirmou.

Em seguida, a cabine do VAR analisa o lance e reforça a decisão do árbitro em campo. “Ele (Thiago Silva) vai fazer o movimento e retira, ele não chuta a perna. Ele vai fazer o movimento e retira totalmente a perna”, diz o árbitro de vídeo, que não recomendou revisão do lance.

Discordância de comentaristas

Enquanto Carlos Eugênio Simon, comentarista da ESPN, afirmou que foi penalidade, PC de Oliveira, da Globo, viu lance normal.

“Thiago Silva acerta a panturrilha de Bruno Henrique. Isso é pênalti”, disse Simon.

No entanto, PC de Oliveira interpretou como lance normal. Segundo ele, não houve pênalti pois “o atacante do Flamengo é quem procura o contato”.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...