Daniel Paulista transformou o CRB. Da equipe que ocupava a zona de rebaixamento e vinha de três derrotas consecutivas, a equipe alagoana renasceu na Série B. Após vencer o Guarani e o Mirassol, o novo treinador levou o Galo à terceira vitória seguida ao superar o Ceará, na noite deste sábado (10), em plena Arena Castelão, por 3 a 1.
Os gols da vitória do CRB foram marcados por Renato, duas vezes, ambas com assistência de Rômulo. O mesmo Rômulo que marcou o terceiro gol da equipe, na reta final do jogo. Para o Ceará marcou Chay, um gol olímpico.
Como ficam na classificação
Com mais nove pontos somados em três jogos, o CRB deu mais um salto na tabela. A equipe alagoana agora é a 14ª colocada, com 14 pontos - já com quatro pontos de vantagem para a Chape, que abre a zona de rebaixamento. Mais do que isso, o Galo, que sonha com o acesso, já olha para cima, a seis pontos do Sport, que abre o G4.
O Ceará, por sua vez, segue estacionado com 19 pontos e caiu agora para a 7ª posição. A equipe ainda pode perder mais posições no decorrer da rodada e também se distanciar ainda mais do grupo de acesso.
Próximos compromissos
Devido às datas Fifa, o Ceará terá agora um raro e precioso intervalo de 12 dias até o próximo jogo. O Vozão só voltará a jogar na próxima quinta-feira (22), quando visitará o Sampaio Corrêa, em São Luís. O CRB gozará de privilégio igual, voltando a jogar no mesmo dia, quando receberá o Ituano, no estádio Rei Pelé, em Maceió.
Relato do jogo
Ceará e CRB realizaram um primeiro tempo movimentado. E equilibrado, mas com a equipe visitante num ritmo mais intenso. Superior. O Galo perdeu gols aos 2, com Guilherme Romão e, aos 16, com Rômulo. Em ambos os lances Richard salvou. Aos 31, não deu novamente para o goleiro do Vozão. Cruzamento de Rômulo e Renato, livre, testou para abrir o placar no Castelão.
Após sofrer o gol, o Ceará acordou mais no jogo. Assustou com Danilo Barcelos, aos 35, e empatou aos 37: gol olímpico de Chay. Aos 49, Jean Carlos ainda teve a chance da virada após grande jogada de Erick. O chute acabou saindo por cima da trave.
No segundo tempo, o jogo manteve a aceleração. Dois minutos e grande defesa de Diogo Silva em finalização de Jean Carlos. A resposta do CRB foi fatal. Aos 12, mais uma assistência de Rômulo para Renato e mais um gol alagoano, em contra-ataque mortal. Foi o 16º gol de Renato na temporada.
Vaiado pela torcida, o Vozão saiu em busca do prejuízo. Aos 25, Erick faz boa jogada e Castilho finalizou para grande defesa de Diogo Silva. Aos 36, na pressão alencarina, Janderson acertou a trave. A reta final do jogo foi toda de pressão do Ceará, com o CRB acuado na defesa, com os 11 jogadores atrás da linha da bola. Quase não deu certo.
Aos 45, Pedrinho foi à linha de fundo e cruzou para Chay bate rasteiro e a bola morre no fundo da rede. O árbitro Luís Flávio, após intervenção do VAR, anulou o gol por ver falta de Pedrinho em Lucas Lima no lance. Ainda deu tempo para Rômulo fazer o dele: cruzamento de Hereda e Rômulo sacramentou a vitória do Galo no Castelão.
Ceará 1 x 3 CRB
Ceará
Richard; Caíque Gonçalves, Tiago Pagnussat, Gabriel Lacerda e Danilo Barcelos (David Ricardo); Richardson, Willian Maranhão (Janderson), Jean Carlos (Guilherme Castilho) e Chay; Erick e Vitor Gabriel (Nicolas). Técnico: Eduardo Barroca.
CRB
Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Anderson Conceição, Fábio Alemão (Saimon) e Guilherme Romão (Edimar); Falcão (Hereda), Lucas Lima e Juninho Valoura (Anderson Leite); João Paulo, Renato (Hyuri) e Rômulo. Técnico: Daniel Paulista.
Gols
Chay (37min1ºT), para o Ceará; Renato (31min1ºT e 12min2ºT) e Rômulo (49min2ºT), para o CRB.
Cartões amarelos
Chay, Richardson, Caíque, para o Ceará.
Público: 35.898.
Renda: R$ 458.336,00.
Motivo: 12ª rodada da Série B.
Data e horário: 10 de junho de 2023 (sábado), às 19h30 (de Brasília).
Local: Arena Castelão, em Fortaleza.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Diego Morelli de Oliveira (ambos de SP).
Árbitro de vídeo: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)