O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima terça-feira (31) o julgamento do recurso do Betim, que pretende disputar o Módulo I do Campeonato Mineiro e acusa o Ipatinga de falsificação de documentos na inscrição de atletas na última edição do Módulo II do Estadual, quando conseguiu o acesso.
O time do Vale do Aço foi punido com multa, e o presidente do clube, Nicanor Pires, foi afastado do futebol por 540 dias por uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG).
No entanto, os auditores do TJD-MG não atenderam o pedido do Betim em punir o Ipatinga na esfera esportiva, com a perda de pontos.
Ainda em busca da vaga na elite do futebol mineiro, o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte entrou com recurso no STJD. O resultado do julgamento na última instância vai decidir o futuro do Campeonato Mineiro.
Neste momento, antes da decisão definitiva do Tribunal, os jogos do Ipatinga estão suspensos.
Entenda o caso
O STJD, por meio de uma medida inominada, suspendeu o início do Campeonato Mineiro por um imbróglio envolvendo o Betim e o Ipatinga. O time da Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentou supostas provas de que o Tigre teria falsificado documentos na inscrição de atletas para o Módulo II do Campeonato Mineiro, no ano passado.
O Betim denunciou o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), que no fim do ano passado, decidiu que o caso deveria ser analisado pela Câmara Nacional de Resoluções e Disputas (CNRD), o que foi contestado pelo Betim, no STJD.
Com isso, o STJD, em medida inominada, suspendeu o início do Campeonato Mineiro. Isso, fez o TJD-MG chamasse uma sessão extraordinária para julgar o recurso do Betim. Essa audiência aconteceu na última segunda-feira (16), quando de fato ocorreu.
Nessa sessão extraordinária, o TJD-MG manteve o Ipatinga no Módulo I do Campeonato Mineiro.
Já o STJD, na tarde dessa terça-feira (17), por meio de uma decisão de seu presidente, liberou o início do Campeonato Mineiro, mas manteve a suspensão dos jogos do Ipatinga. Agora, o Tribunal marcou o julgamento do recurso do Betim para esta sexta-feira (23).