Bicampeão da Copa Conmebol nos anos de 1992 e 1997, o Atlético lidera o movimento que pede o reconhecimento dos troféus à entidade como Sul-Americana. Nesta segunda-feira (12), durante uma reunião virtual do Comitê de Clubes, os integrantes sinalizaram a aprovação da medida com a maioria dos votos. Entretanto, o Conselho Executivo da Conmebol solicitou mais tempo para a decisão. As informações foram antecipadas pelo ge e confirmadas pela Itatiaia.
Formado por todos os participantes das oitavas de final da Libertadores deste ano, 11 clubes votaram pela unificação dos títulos.
Ao todo, a Federação Chilena e três clubes brasileiros foram contra à medida - Corinthians, Flamengo e Palmeiras - para a surpresa do Galo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se absteve, além de outros três estrangeiros que não se manifestaram: Cerro Porteño, Emelec e Deportes Tolima.
Para reconhecer os títulos do antigo torneio como Sul-Americana, representantes das 10 confederações que integram a Conmebol decidirão em outubro, mas a data ainda não está definida.
Importância da unificação no ranking
Caso os conselheiros da Conmebol aprovem a unificação, o Galo pode ganhar até 300 pontos e subir no ranking da entidade. Atualmente, o alvinegro ocupa a 11ª posição.