O
Soares tem contrato com o Ventforet Kofu, da Segunda Divisão do Japão, até 31 de dezembro de 2025, mas nas redes sociais os clube já anunciou que não renovará com o brasileiro. No Instagram, Val já se despediu dos companheiros e da torcida:
“Apesar de termos tido um tempo limitado de quase 9 meses, pudemos passar alguns dias e experiências maravilhosas e inesquecíveis juntos.
Numa terra estrangeira, toquei em novas culturas, e fiquei confuso, mas todos que conheci aqui me ajudaram a crescer.
Por causa da confiança e apoio demonstrado pelos funcionários e líderes do clube, conseguimos enfrentar o futebol seriamente até o fim.
E a todos os meus torcedores que continuaram a apoiar-me independentemente de qualquer coisa.
Muito obrigado pela sua voz cantando e paixão que me dá força com energia positiva, que me bate nas costas em momentos de dificuldade.
Meus companheiros de equipe me receberam calorosamente e imediatamente me deixaram lutar juntos como amigos.
Estou ansioso por vê-los a todos novamente um dia.
Eu realmente espero que o clube continue alcançando seus objetivos e passando para palcos maiores. Arigato”, disse Soares na publicação do clube japonês.
Por isso, caso o acordo seja concretizado, o atleta só poderá se apresentar ao América no próximo ano.
A reapresentação do elenco alviverde para a temporada de 2026 está marcada para 26 de dezembro, no CT Lanna Drummond.
A carreira de Val Soares
Revelado pelo Internacional, Val Soares ganhou sequência como profissional no Brasil de Pelotas. Ainda vinculado ao Colorado, foi emprestado ao ABC e ao Botafogo-SP.
Em 2021, transferiu-se sem custos para o Coritiba, clube pelo qual fez suas melhores marcas: foram 74 partidas - muitas delas na Série A do Campeonato Brasileiro -, com quatro gols e sete assistências.
Na sequência, teve sua primeira experiência europeia ao defender o Marítimo, de Portugal, onde viveu duas passagens antes de retornar ao Brasil para atuar pelo Paysandu. Em 2024, disputou cinco partidas pelo Vitória e, logo depois, acertou com o Ventforet Kofu.
No futebol japonês, soma 19 jogos.