Ouvindo...

Paul McCartney elogiou banda mineira por disco com inéditas dos Beatles

Banda Sgt. Pepper recebeu e-mail do Beatle, que se apresenta na Arena MRV em 3 e 4 de dezembro, com a ‘Got Back Tour’

Banda mineira Sgt Pepper recebeu elogios de Paul McCartney pelo álbum ‘Come and Get It’

Receber um elogio do maior ídolo é para poucos, e uma banda mineira teve esse privilégio logo com Paul McCartney, que chega esta semana a Belo Horizonte para duas apresentações na Arena MRV, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Em 1996, a banda Sgt. Pepper, cover dos Beatles de Belo Horizonte, lançou o álbum “Come and Get It”, que trazia 13 músicas inéditas compostas por John Lennon e Paul McCartney.

A formação da banda à época tinha Aggeu Marques (guitarra base e voz), Marcos Gauguin (guitarra solo e voz), Beto Arreguy (teclado e voz), Jô Rocha (baixo) e Marcelo Carrato (bateria).

Empolgados com o resultado, os músicos resolveram enviar uma cópia do disco para o escritório de Paul McCartney na Inglaterra. O tempo passou e, em fevereiro de 1998, a banda recebeu um inesperado e-mail, com uma avaliação do próprio Beatle sobre o trabalho.

“Agradeço os gentis comentários e me parece que vocês estão indo muito bem. Boa sorte em sua música. O trabalho de vocês soa muito natural. O álbum está ‘limpo’, e em minha opinião reflete uma meticulosa reconstrução do passado”, disse Paul McCartney no e-mail.

O contato com o maior ídolo emocionou os integrantes da Sgt. Pepper, que guardam até hoje a mensagem do Beatle.

“Eu imprimi e emoldurei o e-mail. Ele foi muito atencioso e simpático conosco. Na época isso repercutiu bastante, rendeu reportagens na imprensa mineira”, conta Aggeu Marques, que fazia as vezes de Paul McCartney no Sgt. Peppers.

Reconhecimento na terra dos Beatles

Em 1994, a Sgt. Pepper se tornou a primeira banda da América Latina a se apresentar no International Beatle Week, e nos anos seguintes virou figura constante no festival anual que reúne bandas de tributo aos Beatles de todo o mundo em Liverpool, a cidade natal dos Fab Four.

“Nós fomos ‘a banda dos anos 90' em Liverpool. O festival existe até hoje, mas não vejo ninguém com uma repercussão tão grande. Nós éramos a atração principal entre 1995 e 1998, nos apresentávamos nos principais eventos e palcos. A Sgt. Pepper inaugurou o ‘Auditório Paul McCartney’ no Liverpool Institute for Performing Arts, demos entrevista para a BBC”, relembra Aggeu Marques.

Novo disco e apresentação no Faustão

Em junho de 1999, a Sgt. Pepper lançou seu segundo álbum, intitulado “Afonso Pena com Abbey Road”, que fazia uma releitura da obra dos Beatles não lançada oficialmente.

O trabalho repercutiu nacionalmente e rendeu à banda mineira apresentações no Domingão do Faustão e no Jô Soares Onze e Meia, além de reportagens no Jornal Nacional, Fantástico e Vídeo Show, da TV Globo.

Em 2002, o grupo lançou um terceiro disco, “Ao Vivo no Palácio das Artes”, desta vez interpretando clássicos dos Beatles.

Ainda na ativa, a Sgt. Pepper conta em sua formação atual com Marcos Gauguin (guitarra solo e voz), Roney Nascimento (teclado e voz), Christian Magalhães (baixo), Alexandre Carvalho (violão e voz) e Marcelo Carrato (bateria).

A banda, inclusive, foi a última representante de Minas Gerais no festival dos Beatles em Liverpool, se apresentando nos palcos ingleses na edição de 2019, a última antes da pandemia de Covid-19.

Paul McCartney em BH

Paul McCartney se apresenta em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 de dezembro, na Arena MRV, o estádio do Atlético. Enquanto a primeira data tem ingressos esgotados, as entradas para o segundo show ainda estão disponíveis e com desconto de 60%. Veja como comprar.

Pela terceira vez na capital mineira, Paul McCartney ainda se apresenta no dia 30 de novembro em Brasília antes de chegar a Belo Horizonte. Depois, o Beatle se apresenta três vezes em São Paulo e faz mais dois shows em Curitiba e Rio de Janeiro, encerrando a turnê brasileira que pode ser a última de sua carreira.

Leia também
Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)