A prática de “ignorar” a data é comum na carreira solo de Paul McCartney. Dados coletados por fãs mostram que, em sua carreira solo, o ex-Beatles nunca fez nenhuma apresentação no dia 8 de dezembro. Em sete das 17 turnês feitas entre 1989 e 2023, Paul fez shows em dezembro, mas sempre pulou a data. Afinal, por que Paul McCartney não faz shows no dia 8 de dezembro?
O que aconteceu no dia 8 de dezembro?
A data traz um capítulo triste da história da música mundial, já que, em 8 de dezembro de 1980, o
Como se sabe,
Apesar de tanta amizade, a relação entre os membros da banda enfraqueceu ao longo do tempo e, após o fim do grupo em 1970, Paul e John passaram a trocar farpas pela imprensa e por seus discos. Anos depois, eles voltaram a conversar e chegaram até a se encontrar, mas sem nunca recuperarem a antiga e forte amizade que embalou o mundo musical.
Por que Paul McCartney nunca fez shows no dia 8 de dezembro?
Oficialmente, Paul McCartney nunca confirmou que não faz shows no dia 8 de dezembro por conta da morte do antigo parceiro John Lennon, mas tudo indica que essa hipótese real. Além da “coincidência” nas turnês, há o fato de que o artista ficou quase 10 anos após o assassinato de Lennon. O luto e o medo de que ele pudesse ser o próximo fizeram com que Paul McCartney só voltasse a fazer turnês em 1989, com uma pequena apresentação no Live Aid em 1985.
No YouTube, é possível encontrar várias entrevistas de Paul McCartney logo após a morte de Lennon em que ele fala de uma forma “distante”, como se não se importasse tanto com o assassinato do amigo. Décadas depois, Paul explicou que a emoção do momento impediu que ele mostrasse o quanto estava triste. O luto e a saudade do amigo ficaram evidentes na música “Here Today”, lançada em 1982. Na canção, Paul fala para John o que ele nunca teve coragem de dizer pessoalmente: “eu te amo”.
Paul McCartney sorteia ingressos e encontro com ele no Maracanã; veja como participar ‘Paul, vem falar UAI’: como um grupo de fãs trouxe o ex-Beatle para BH pela 1ª vez em 2013
Paul McCartney em BH
Paul McCartney se apresenta em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 de dezembro, na Arena MRV, o estádio do Atlético. Enquanto a primeira data tem ingressos esgotados, as entradas para o segundo show ainda estão disponíveis e com desconto de 60%.
Pela terceira vez na capital mineira, Paul McCartney ainda se apresenta no dia 30 de novembro em Brasília antes de chegar a Belo Horizonte. Depois, o ex-Beatle se apresenta três vezes em São Paulo e faz mais dois shows em Curitiba e Rio de Janeiro, encerrando a turnê brasileira que pode ser a última de sua carreira.