Ouvindo...

‘Paul, vem falar UAI’: como um grupo de fãs trouxe o ex-Beatle para BH pela 1ª vez em 2013

Campanha no Facebook durou 2 anos e fez Paul McCartney abrir turnê mundial em Minas; ex-Beatle faz terceiro show em BH no dia 3 de dezembro, na Arena MRV

Paul McCartney levou fãs para o palco e ‘agradeceu’ campanha histórica

Paul McCartney desembarca pela terceira vez em Belo Horizonte em dezembro. Após dois shows lotados no Estádio Mineirão, em 2013 e 2017, o ex-Beatle chega para se apresentar na recém-inaugurada Arena MRV, que já vai receber a banda Maroon 5 em setembro. Mas quem vê o baixista da maior banda da história confirmar seu terceiro show na capital mineira nem imagina que ele só veio a BH pela primeira vez após uma campanha que começou há 12 anos e mobilizou milhares de mineiros no Facebook.

Em 2011, Paul McCartney fazia sua quarta passagem pelo Brasil, tocando no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Meses depois, Belo Horizonte recebia um ex-integrante dos Beatles pela primeira vez: Ringo Starr, que lotou o então Chevrolet Hall (atual Arena Hall). No fim do show, os milhares de presentes chegaram à mesma conclusão: era preciso trazer o outro Beatle vivo para a capital mineira.

A jornalista Priscila Brito, na época com 26 anos, conversou com a Itatiaia. Ela contou que algumas pessoas montaram um grupo no Facebook para preparar homenagens para Ringo e que esse grupo foi a semente da campanha que ganhou um nome bem mineiro: “Paul, vem falar UAI”.

“A página do Facebook foi o ponto central. Ali, a gente mobilizava as pessoas e divulgava as ações da campanha. Também promovemos eventos com bandas covers e até fizemos panfletagem na porta das casas de show, incentivando os rockeiros a mandarem e-mails para os produtores.”

Viagem para Londres e show confirmado

Em 2012, Priscila foi para a primeira vez para Londres e aproveitou a oportunidade para correr atrás do objetivo, já que estava mais perto de Paul (pelo menos geograficamente). Ela preparou um envelope com um texto em inglês sobre a campanha e um DVD com vídeos de fãs pedindo para Paul vir para Belo Horizonte. Um envelope foi colocado debaixo da porta da MPL Communications, empresa do próprio Paul. O outro foi entregue em mãos ao dono de uma produtora de vídeos que trabalhava com “Macca”. O empresário chegou a reconhecer a jovem de outros shows do Paul pelo Brasil.

Daí para frente, a expectativa e os rumores foram só aumentando, até que o primeiro show de Paul McCartney em terras mineiras foi confirmado em março. Priscila, que na época trabalha em um portal de notícias da Grande BH, fala sobre a reação que teve.

“Assim que confirmou, eu comecei a tremer. Eu fiquei alguns minutos sem reação, eu só tremia. Era a tensão toda que eu tinha passado naqueles meses, tudo se dissipando ali naquela tremedeira.”

Sonho realizado

Dias antes do show, Priscila e as amigas Luísa, Camila e Cecília, todas companheiras de campanha, se infiltraram no saguão do Ouro Minas Hotel para tentar ver o artista. Não conseguiram, mas foram notadas pelo fotógrafo oficial de McCartney, que viu a camisa da campanha “Paul, vem falar UAI” e questionou: “ei, foi você que deixou um material lá no escritório em Londres?”.

Às 21h22 do dia 4 de maio de 2013, Priscila e as amigas viram, da grade em frente ao palco, Paul McCartney abrir sua turnê mundial “Out There” em Belo Horizonte, inclusive tocando pela primeira vez algumas músicas “esquecidas” do repertório.

Na parte final do show, Priscila e as amigas foram retiradas da plateia por seguranças, sem nenhuma explicação. Pouco depois, uma pessoa chegou e disse: “vocês vão conhecer o Paul agora. Vocês vão subir no palco. Fiquem tranquilas, não chorem e não gritem. Se fizerem isso, tudo vai ficar sob controle.”

De surpresa, Priscila e as amigas foram até o palco, abraçaram Paul McCartney e ainda viram o inglês agradecê-las pela campanha. Dá para ver no vídeo abaixo que não foi possível controlar o choro. Paul ofereceu autógrafos para as fãs e duas delas eternizaram a assinatura de Macca com uma tatuagem: uma no braço e outra na cintura.

Priscila conta que o final do show se tornou um “borrão” na mente dela. Até mesmo algumas coisas que aconteceram no palco foram ofuscadas pela emoção sentida. Após o show, ela encontrou o produtor de vídeos com quem se encontrou em Londres em 2012, e ele confessou que Paul McCartney já saiu da Inglaterra decidido a convidar o grupo de fãs para o palco. Ou seja: a surpresa era planejada.

Um ano após o show, Priscila decidiu criar o Festivalando, o primeiro site do Brasil especializado em festivais, onde trabalha até hoje. Ela mantém contato com as amigas que a ajudaram neste desafio e, depois de 2013, já foi em outros três shows de Paul McCartney, incluindo um na Polônia e outro em BH, em 2017. A confirmação do terceiro show do ex-Beatle animou a fã, mas nada se compara a emoção vivida há mais de 10 anos.

“Depois do primeiro show, nada mais me abala assim. Foi mais de um ano de rumores, expectativas e tensão até a confirmação. Eu vi um integrante dos Beatles me agradecendo em público na frente de 55 mil pessoas. Eu vi ele se ajoelhando na minha frente para assinar a minha blusa. Beatles é uma coisa tão superior, tão forma desse mundo, que eu só sonhava em vê-lo em BH, nunca pensei que conheceria ele. Já se passaram 10 anos e a ficha não caiu.”

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.