Natural de Belo Horizonte, Gabriela representou Sergipe no concurso. Quem carregou a faixa de Minas Gerais foi Giovanna Starling, de 21, que avançou até o Top 15 e ao final do evento foi eleita Miss Global Brasil 2026.
Gabriela ainda segue neste semestre para a disputa internacional. Caso eleita Miss World, ela quebrará um jejum de 55 anos do Brasil sem vencer o concurso. A única brasileira eleita foi Lúcia Perttele, em 1971.
Persistência e superação marcam trajetória de Gabriela Botelho
Gabriela Botelho é um rosto conhecido nos universos dos concursos de beleza e tem trajetória marcada por persistência e superação.
Ao longo da sua jornada, ela enfrentou depressão severa após onda de ataques recebidos nas redes sociais.
A jovem empresária e modelo já representou Sergipe no Miss Universo 2023, ficando no Top 7, e o Espírito Santo no Miss Brasil Mundo 2021, onde conquistou o segundo lugar.
Além disso, ganhou notoriedade com seus projetos sociais, como os realizados em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após rompimento da barragem de Fundão.
Em setembro do ano passado, ela anunciou seu retorno ao Miss Mundo, onde declarou em entrevista à Itatiaia: “Para mim é uma imensa felicidade, e também uma honra, ter tantas pessoas que acreditam em mim, no meu sonho e vibram com cada passo da minha jornada. Sei que as expectativas sempre serão altas, mas aprendi que a preparação mais importante é para a plateia de uma só pessoa: eu mesma. Nas minhas últimas participações eu deixei as vozes de fora falarem mais alto, me perdi no meio de tantos rótulos que me eram colocados e nesse caminho eu me apaguei. Isso não vai acontecer novamente, quando digo que me preparo para a plateia de uma só pessoa é no sentido de que todas as minhas atitudes e falas serão condizentes com o que eu acredito e defendo, para no futuro eu ver que encerrei esse capítulo sendo 100% Gabi, e não tentando me desdobrar para agradar a todos ou caber em lugares e opiniões que nunca me pertenceram.”
“A saúde mental sempre foi um pilar essencial na minha vida, afinal, sou filha de psicóloga. Nos últimos dois anos, porém, iniciei um processo profundo ao lado da minha terapeuta Mariana (a quem conheci por indicação da Miss Brasil Júlia Horta) e essa caminhada transformou completamente a forma como me vejo e me sinto. Depois de um longo trabalho de autoconhecimento, reencontrei a minha essência e hoje posso dizer que volto fortalecida, confiante e feliz para encerrar esse ciclo no mundo miss da maneira mais verdadeira e especial possível”, acrescentou.
Miss Mundo
Vale lembrar que o Miss Mundo está entre os maiores concursos de beleza da atualidade, que incluem o Miss Universo, Miss Grand International, Miss Supranational, Miss Terra e Miss International.
Diferente dos outros concursos, o Miss Mundo é focado na beleza com propósito, não possui desfile em traje de banho e premia os melhores projetos sociais.