Desde que estreou na Netflix, a série Wandinha de Tim Burton é sucesso absoluto de público e crítica. A produção já acumula mais 752 milhões de horas vistas e ficou em primeiro lugar no top 10 da plataforma em diversos países. Em uma semana, a série acumulou 400 milhões de horas assistidas, feito inédito para uma série em inglês.
Por causa disso, os fãs mal podem esperar por uma segunda temporada. Mas, balde de água fria… Pode ser que isso demore mais do que o previsto. O problema é uma questão burocrática envolvendo o estúdio responsável pela série: a MGM e a Netflix responsável pela distribuição. Só que o estúdio foi incorporado à Amazon Studios em 2022, pelo valor de US$ 8,5 bilhões.
Em função disso, alguns títulos da MGM Studios já estão disponíveis no Amazon Prime Video, como, por exemplo, a franquia 007. Por isso, ainda não se sabe se “Wandinha” 2 irá para o streaming da Amazon ou se um acordo entre as empresas vai ser possível e a distribuição permanecerá com a Netflix. Só resta aos fãs torcer para que haja um entendimento entre as partes não demore muito a acontecer.
Por que a série faz tanto sucesso?
Serie Maníacos de plantão arriscam alguns palpites. O primeiro deles é a direção primorosa do experiente Tim Burton (“Batman, o Retorno”; “Edward Mãos de Tesoura”; “James e o Pêssego Gigante”; “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “A Noiva Cadáver”), só para citar alguns sucessos. Seus filmes e produções têm sempre aspectos góticos, fantasiosos, excêntricos ou sombrios, na medida certa, sem nem de longe resvalar no gênero do terror, puro e simples. Nesse sentido, é preciso também tirar o chapéu para a equipe de roteiristas da série. Todos os acontecimentos e reviravoltas são muito bem encadeados, o que garante a fluidez da narrativa.
Carisma de Jenna Ortega
A expectativa em cima da personagem principal era grande. Muitos fãs achavam difícil superar a atuação anterior de Christina Ricci. Mas ela conseguiu. A Wandinha de Ortega é, ao mesmo tempo, carismática, sarcástica e sórdida, sem fugir do padrão sombrio da Família Addams.
A personagem é uma adolescente que tem que lidar com os problemas de relacionamento na escola Nunca Mais; se envolve em um triângulo amoroso com Ajax (Georgie Farmer) e Tyler (Hunter Doohan) e ainda tem que lidar com Mortícia (sua mãe) e faz isso de forma mais madura.
Por falar em Mortícia, seria injusto não dizer que os coadjuvantes foram fundamentais para o sucesso da série. Destaque para Gomez interpretado por Luiz Guzmán e Mortícia vivida por Catherine Zeta-Jones.
Outra coadjuvante que caiu no gosto do público foi Enid (Emma Myers), a colega de quarto de Wandinha. Com um temperamento oposto da protagonista, a garota foi o ponto cômico da série e a relação das duas adolescentes divertiu a web.
É como não falar da repulsiva e adorável Mãozinha? Por sua lealdade e por estar ao lado de Wandinha em todas as aventuras, como um amuleto da sorte, ela também ganhou o carinho do público. Tanto que a Netflix aproveitou tal sucesso e lançou uma campanha de marketing na qual a personagem andava pelas ruas de Nova York assombrando as pessoas.
Qual a cena preferida do público, ao longo da série? Difícil dizer. Mas uma das mais marcantes, sem dúvida, é a que Wandinha dança ao som de Bloody Mary (da cantora Lady Gaga) na festa de confraternização da escola. O visual gótico da jovem destoa do restante dos alunos, enquanto ela arrebata os corações com uma coreografia levemente insinuante, carregada de expressão corporal, autenticidade e, claro, a segurança de sempre, que é a marca registrada da indefectível Wandinha.
Milhares ao redor do mundo tentaram reproduzir os passos da adolescente em vídeos nas redes sociais (