Ouvindo...

Com grave diagnóstico, Manoel Carlos, ícone da dramaturgia, tem quadro de saúde divulgado

Manoel Carlos, um dos escritores mais reconhecidos no Brasil, convive com uma doença incurável

Manoel Carlos é um dos principais nomes da dramaturgia brasileira

Manoel Carlos, um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, está sob cuidados médicos, de acordo com nota emitida pela equipe do escritor nesta sexta-feira (18). Ele vive com a Doença de Parkinson e apresentou piora no início deste ano.

“Informamos que o autor Manoel Carlos encontra-se sob cuidados médicos, acompanhado de perto por sua esposa, Elisabety, e por sua filha, Júlia, junto à equipe de saúde responsável”, inicia o comunicado.

No texto, a Boa Palavra, responsável pelos direitos autorais do escritor, reforçou que as informações oficiais sobre Manoel serão divulgadas através do perfil oficial da produtora nas redes sociais ou assessoria de imprensa.

“Informações que não forem divulgadas por esses meios devem ser desconsideradas. Seguimos honrando seu legado com responsabilidade, afeto e integridade”, encerrou a nota.

Piora no estado

Julia Almeida, filha de Manoel Carlos, comunicou a piora na saúde do pai em janeiro de 2025. “Manoel Carlos enfrenta uma piora em seu estado geral devido à Doença de Parkinson, com comprometimento motor e cognitivo agravados nos últimos meses”, afirma ela.

Na época, Julia contou que a médica responsável pelo autor e diretor de novelas estava focada no manejo dos sintomas para garantir o conforto dele. “Ele está sob cuidados médicos especializados e recebe suporte integral de sua esposa, Bety, e da filha Júlia, em um ambiente tranquilo e protegido”, finaliza o comunicado.

Em outro momento, a filha também pediu respeito ao pai durante o momento delicado. “Faço esse vídeo para pedir respeito em nome da minha família e, principalmente, do meu pai Manoel Carlos. Primeiro gostaria de agradecer todo o carinho, amor e admiração que os fãs sempre deram para ele”, disse.

Manoel Carlos sofre de Mal de Parkinson que é uma doença degenerativa. Não é uma doença incomum, ao contrário. Mas, cada um passa pelo seu processo. No final de dezembro do ano passado ele passou por uma cirurgia, mas se recupera bem e em casa. Está com cuidadoras, uma equipe médica completa, ao lado da minha mãe, com quem ele escolheu ficar, e eu, cuidando das coisas todas por aqui”, finalizou no vídeo.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.