O advogado Rômulo Brasil, colunista da Rádio Itatiaia, denuncia que criminosos estão se passando por ele para aplicar o golpe do Pix em seus clientes. Uma das vítimas chegou a perder mais de R$ 2,3 mil após transferir dinheiro para os suspeitos.
De acordo com o advogado, os criminosos estariam consultando sistemas abertos da Justiça para consultar processos que estão nas etapas finais. Com detalhes da ação judicial, eles entram em contato com as vítimas, se apresentando como o advogado e afirmando que o juiz havia liberado uma indenização, mas que seria necessário quitar uma certidão para liberar o valor. O cliente faz o Pix acreditando que receberia a indenização logo em seguida, mas acaba sendo vítima do golpe do Pix.
Nos prints enviados à Itatiaia, os suspeitos usam dois números de Whatsapp: um com o logo do escritório do advogado e outro com a própria foto dele. Na conversa, eles dão detalhes sobre o processo, como o número da ação, nome e CPF do cliente e até o valor da indenização requerida na Justiça. O golpista chega a enviar até um documento com dados de um suposto procurador que faria a emissão da certidão negativa após a transferência bancária. O cliente em questão enviou R$ 2.320,70 para os golpistas.
O golpe também já afeta outros escritórios de advocacia. O advogado Helbert Dias Leal também relatou que alguns clientes receberam mensagens de golpistas se passando por ele. Rômulo acredita que, nos próximos dias, deve haver uma “enxurrada” de denúncias da ação dos criminosos.
Os dois advogados orientam que seus clientes não façam nenhuma transferência bancária e, caso recebam algum contato suspeito, avisem o escritório de advocacia pelo telefone de contato tradicional. Quem caiu no golpe deve procurar a Polícia Militar e registrar um boletim de ocorrência.