Ouvindo...

Termina nesta terça (25) o prazo para adesão ou renovação de municípios ao Mais Médicos

Em Minas, foram disponibilizadas 402 vagas, em 193 municípios

. Até ontem, penúltimo dia de inscrições, quase 90% dessas cidades já haviam aderido ao edital

Termina nesta terça-feira (25) o prazo para que os municípios comuniquem ao Ministério da Saúde o interesse em aderir ao Programa Mais Médicos, que está sendo reativado – em novo formato – pelo governo federal.

Segundo a pasta, o edital vai contemplar, ao todo, mais de 6 mil vagas de trabalho para médicos em diversas regiões do país, sendo que 47% delas são concentradas em locais de alta vulnerabilidade social ou extrema pobreza.

Em Minas, foram disponibilizadas 402 vagas, em 193 municípios. Até ontem, penúltimo dia de inscrições, quase 90% dessas cidades já haviam aderido ao edital.

A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Magali Rodrigues, explica que no interior do estado o maior gargalo para a promoção da atenção básica à saúde é conseguir profissionais que aceitem atuar longe dos grandes centros:

“Vários médicos optam por ficar nas capitais ou em cidades de grande porte, o que dificulta o acesso ao atendimento nas áreas de difícil acesso ou municípios menores. Outra dificuldade é a concorrência com os planos de saúde, nos quais muitos desses profissionais estão vinculados”, disse.

Como o problema é generalizado, uma das expectativas dos municípios é de que a oferta de vagas aumente nos próximos editais, e de que outras cidades sejam contempladas:

” São poucas vagas ofertadas aos gestores municipais e a nossa demanda é bem maior do que a oferta. Então, a gente quer ampliar o número dessas vagas e tirar o critério prioritário. Isso porque a gente observa que esse problema está em todos os municípios mineiros”, complementou.

Na próxima fase, o edital prevê o cadastro dos profissionais interessados no programa.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.