Minas Gerais tem 270 cidades em situação de emergência e calamidade pública por conta das chuvas que atingem o estado. Dados da Defesa Civil desta terça-feira (14) apontam que há 2.219 pessoas desabrigadas e outras 12.534 desalojadas.
Em Formiga, região Oeste do estado, após fortes chuvas que atingiram a cidade nessa segunda-feira (13) houve o transbordamento dos Rios Formiga e Mata Cavalo que inundou algumas vias públicas. Várias residências foram atingidas e seis pessoas foram desalojadas, sendo direcionados para a casa de parentes. A Coordenadoria de Defesa Civil interditou duas casas até nova avaliação de segurança. Os serviços essências não foram interrompidos.
Nesta terça-feira (14), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável com pancadas de chuva típicas da estação do verão nas regiões Oeste, Sul, Centro e Sudeste mineiro em resposta ao forte aquecimento aliado a disponibilidade de umidade na atmosfera.
A massa de ar quente continental relativamente mais seco e estável dificulta a formação de nuvens de chuva no Norte e Leste do estado. As temperaturas seguem elevadas em todo o estado e faz calor da ordem de 36°C no Jequitinhonha e norte de Minas Gerais.