Ouvindo...

Por que o Então, Brilha! sai tão cedo? conheça a história de um dos maiores blocos de BH

Após dois anos sem folia, esse é um dos cortejos mais esperados pelos amantes do Carnaval

Ensaio do bloco Então, Brilha!

“Brilhar para sempre,/ brilhar como um farol,/ brilhar com brilho eterno./ Gente é pra brilhar/ que tudo o mais vá para o inferno./ Este é o meu slogan/ e o do sol.”

Esse é o verso do poeta russo Vladimir Maiakóvski (1893-1930) que inspirou a criação do bloco Então, Brilha! em 2010. Após dois anos sem folia, esse é um dos cortejos mais tradicionais e mais esperados pelos amantes do Carnaval.

“O Então, Brilha! nasce como um bloco que se relaciona com a estrela da manhã, que é o planeta Vênus. Ela tem uma especificidade que é quando o sol nasce, todas outras estrelas param de brilhar, exceto, a estrela da manhã. Por isso, a gente se concentra antes do nascer sol e quando o sol nasce, começa o cortejo”, Rubens Aredes, integrante do bloco.

A tradição é sair com o nascer do sol, aos sábados de carnaval, em frente ao Hotel Brilhante, na Rua dos Guaicurus. O destino é a Praça da Estação. Com as bandeiras contra o machismo, LGBTfobia, racismo e a injustiça social, o bloco já arrastou mais de 100 mil pessoas.

A ansiedade para matar a saudade da rua já bate no peito de quem faz o grande desfile acontecer. “Dá um frio na barriga enorme. Antes de qualquer coisa, somos foliões. Estamos com muita saudade de pular carnaval. Existe uma demanda reprimida de dois anos. Vamos com muita sede ao pote”, disse Mariana Fonseca, presidente bloco.

Desfile do Então, Brilha em 2023

Quando: 18 de fevereiro (sábado)
Onde: Hotel Brilhante, na Rua Guaicurus,
Concentração: 4h

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.