O município mineiro de São Domingos do Prata, na região do Vale do Rio Doce, foi o primeiro a ser reconhecido, nesta segunda-feira (9), pela Defesa Civil Nacional, como cidade em estado de calamidade pública e, com isso, pode receber recursos federais para atendimento e socorro às vítimas das chuvas. Os valores ainda não foram calculados.
A portaria, publicada hoje (9) no Diário Oficial da União, permite que o município solicite recursos federais para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Leia mais:
Previsão de chuva
O estado tem previsão de chuva nesta segunda-feira (9) com alerta para deslizamentos, enchentes e alagamentos. Conforme informações da Defesa Civil Nacional, Minas tem probabilidade alta de enxurradas, alagamentos e inundações.