Ouça a rádio

Compartilhe

Sobe para 13 o número de morcegos identificados com vírus da raiva em BH

Maioria dos animais foi recolhido na região Centro-Sul de BH

Dados são de animais encontrados neste ano com a doença

Subiu para 13 o número de morcegos positivos para a raiva em Belo Horizonte. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (26), pela prefeitura da capital à Itatiaia.

Os dados são relacionados aos animais encontrados com a doença entre janeiro deste ano até o momento. A maioria dos animais positivos para o vírus é da região Centro-Sul, onde, de acordo com a prefeitura, cinco morcegos foram identificados.

Em seguida, aparece a região da Pampulha com três animais, Leste e Venda Nova com dois cada uma e Oeste com um. O Executivo municipal não informou bairros e datas em que os animais foram encontrados. “As informações disponíveis sobre os casos são as encaminhadas anteriormente”, disse ao ser questionado.

Na última semana, um morcego positivo para a raiva foi recolhido pela equipe de Zoonose, na região Leste da capital. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde disse que “iniciou as medidas preventivas e de bloqueio vacinal de cães e gatos no raio de cerca de 300 metros do local onde o animal foi encontrado”.

Além disso, conforme a pasta, agentes de zoonoses estão em diálogo com a população do entorno para identificar se alguma pessoa teve contato com o animal contaminado.

“Em caso de identificação de um animal com comportamento anormal, a população não deve tocar ou tentar remover e é necessário acionar imediatamente os serviços de Zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada, além de iniciar as ações preventivas e de bloqueio. Os telefones para solicitar o recolhimento são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156”, destacou a pasta.

Postos de vacinação

Tutores de cães e gatos da capital podem vacinar os animais contra a raiva em quatro postos da cidade, além do Centro de Controle de Zoonoses localizado à rua Edna Quintel, 173, no bairro São Bernardo.

Barreiro

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro

Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso.

Horário de funcionamento: 7h às 16h

Leste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste

Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada.

Horário de funcionamento: 7h às 16h

Noroeste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste

Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara.

Horário de funcionamento: 7h às 16h

Oeste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste

Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho.

Horário de funcionamento: 7h às 16h.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store