Ouvindo...

Onda de calor: entenda o que é o ‘verão térmico’ e o porquê do aumento das temperaturas no Brasil

Em Belo Horizonte, há previsão de temperaturas acima de 38,4ºC na próxima semana

Regiões do Brasil podem registrar 45°C na próxima semana

Todo o território brasileiro está sendo atingido por uma forte onde de calor, que pode registrar temperaturas na casa de 45°C na próxima semana em algumas regiões. Em BH não há previsão de temperatura acima 40°C, conforme previsão da Defesa Civil. Porém, há um alerta de baixa umidade do ar para a capital mineira até sexta-feira (22).

O professor de Geografia Lucas Oliver explicou que o momento atual do ano é conhecido como ‘verão térmico’, época em que naturalmente são registradas as maiores temperaturas do ano. Segundo ele, já havia uma perspectiva de recorde de calor, mas está acontecendo uma anomalia térmica.

“Lembrando que tivemos o julho mais quente da história de Belo Horizonte; já em agosto, uma nova onde de calor atípica para a época; agora, época natural de altas temperaturas, algumas regiões do país podem variar de 6°C a 8°C acima da média, que já gira em torno de 40°C”, conta.

Leia também:

De acordo com o docente, o calor atípico sentido este ano, especificamente, se deve à influência do El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O fenômeno faz com que uma massa de ar quente chamada de Tropical Continental ganhe força e bloqueie as frentes frias que sobem para o interior do país.

Com isso, os próximos 14 dias devem ser de muito sol e calor, com previsão de chuva para o final da próxima semana. Porém, até lá, as temperaturas tendem a continuar subindo, conforme explica o especialista.

“O calor em Belo Horizonte começa realmente a partir do próximo fim de semana. Vamos ter uma semana quente, mas, a partir desses dias, vai ser um calor extremo. É bem provável que na semana que vem tenhamos a quebra do recorde absoluto de temperatura máxima em Belo Horizonte, que foi de 38,4°C, de outubro de 2020", completa.

Cuidados com a saúde durante a onda de calor

O clínico geral Último Libânio da Costa explica que a desidratação traz muitos riscos aos humanos, já que o nosso corpo é formado, em sua maioria, por água. A desidratação pode causar queda na pressão, alteração de consciência, desmaio e insuficiência renal aguda.

Por isso, a população precisa manter a atenção durante essa onda de calor, principalmente com as crianças e os idosos. Confira algumas dicas para se proteger nesse calorão:

  • Hidrate-se durante o dia;

  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

  • Evite frituras;

  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.

  • Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

*Com informações de Célio Ribeiro, Mariana Cavalcanti e Clarissa Guimarães

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.