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Boeing do ‘Harry Potter’ ganha nova pintura para divulgar iniciativas ambientais da Gol

Objetivo é encantar os passageiros e chamar a atenção para questões ambientais na semana em que o país se prepara para enfrentar onda de calor anormal

Nova pintura do Boeing 737 da Gol que fará a rota São Paulo/Miami/Orlando

No lugar das tradicionais cores de suas aeronaves - laranja, cinza e branco - a Gol escolheu um verde suave para colorir a quase totalidade do seu Boeing 737 MAX, aeronave mais moderna e sustentável de sua frota. A novidade foi apresentada ontem (18), a jornalistas e influencers de todo o país em evento no Aerotech - Centro de Manutenção de Aeronaves da Companhia - no Aeroporto de Confins, em Lagoa Santa.

Mas quem vê o aviãozão gigante estacionado no galpão do Aerotech, com sua pintura brilhante e novinha em folha não imagina o trabalho que a transformação deu. Davi Oliveira, funcionário da companhia que coordenou a ação, conta que a aeronave é a mesma que estava com a pintura temática do Harry Potter. Por isso precisou ser totalmente lixada para receber as novas cores. “Preservamos apenas uma camada de tinta porque ainda estava nova”, explicou Davi.

Todo o trabalho feito à mão contou o apoio da fabricante americana Boeing, demorou nove dias para ficar pronto, envolveu sete profissionais de pintura, cinco de comunicação visual e cinco engenheiros mecânicos. De acordo com Davi, 110 litros de tinta foram consumidos. De um lado da aeronave, vê-se hastag #MeuVooCompensa em branco e do outro, contornos de árvores que remetem à preservação da natureza. Dentro, prevalece o mesmo tom de verde e frases com o tema da sustentabilidade foram adesivadas nas portas dos compartimentos das bagagens e nas bandejas que ficam atrás das poltronas. Questionado sobre o que sentiu ao ver a aeronave pronta, Davi foi categórico: “alívio, orgulho de toda a equipe”. A previsão é de que a pintura dure dez anos.

O 737 de ‘roupa nova’, fez seu voo inaugural, ontem mesmo, no início da noite, saindo de Confins, em direção ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo, com direito a serviço de bordo, em parceria com a Fazenda Futuro, empresa voltada para a produção de carne à base de plantas. Mas o voo foi só inaugural mesmo. A aeronave temática está destinada à rota São Paulo/Orlando/Miaimi.

“Vamos levar a milhares de clientes que voam conosco todos os dias, uma mensagem urgente e muito importante: a da preservação do meio ambiente. O lançamento da aeronave fortalece e consolida nosso compromisso com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que convida a todos para se engajarem neste propósito”, disse Celso Ferrer, CEO da GOL.


Acordo de Paris é referência

Durante o bate-papo com os jornalistas, era notório o entusiasmo da equipe da Gol com o projeto. A gerente de marketing, Andreia Piagentini contou que as ações têm como referência o chamado Acordo de Paris por meio do qual os países participantes se comprometeram a tomar medidas para reduzir o aquecimento global. “Em 2021, a Gol assumiu o compromisso de neutralizar 100% de suas emissões de carbono até 2050”. De acordo com ela, a meta vem sendo buscada através da renovação da frota de aviões (aeronaves mais modernas, poluem menos) e redução do consumo de combustíveis não renováveis. Outra novidade foi o anúncio da parceria com a empresa eureciclo que possibilitará a compensação de 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo. Ou seja, para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio descartada, a companhia compensará com a reciclagem de outras 2 (duas) embalagens.

Para atingir sua meta de “balanço líquido zero de carbono até 2050”, a Companhia se apoia em quatro pilares ratificados pela IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos):

  • Utilização de aeronaves tecnologicamente mais avançadas que propiciam menor consumo e emissão de CO² - caso do Boeing 737 MAX, que já representa hoje cerca de 30% da frota da GOL: 15%;

  • Melhorias operacionais contínuas, como otimização do espaço aéreo e das operações em solo: 3%;

  • Uso de combustível sustentável (Sustainable Aviation Fuel): 64%;

  • Medidas baseadas no mercado, como a compensação voluntária de carbono pelos clientes: 18%.

“O 737 MAX é um componente-chave para a meta da Companhia de atingir a neutralidade de carbono até 2050, uma vez que esse modelo é 15% mais econômico no consumo de combustível, gera 16% menos emissões de carbono e é 40% mais silencioso em relação ao 737-800 NG. Com o MAX, reiteramos o compromisso com a renovação constante de nossa frota, fazendo uso de aviões mais modernos e eficientes, reduzindo custos e gerando menos poluentes”, assinalou André Cruz, Chief Operating Officer (COO) da GOL.

Para o jornalista especializado em aviação, responsável pelo site Tudo Viagem, Celso Martins, a aeronave vai chamar atenção por onde passar por que ficou linda e ainda mais robusta com as novas cores e ainda reúne todas as ações ambientais da companhia. “Os amantes da aviação, geralmente, vão para os aeroportos fotografar e, com certeza, ela vai atrair muita gente. As cores são muito fortes, vivas e remetem ao Brasil que, hoje, é o centro das atenções, da sustentabilidade e da preservação da floresta amazônica. Como ela vai fazer voos para os Estados Unidos, irá mostrar para as pessoas a importância de mitigarmos as emissões de carbono para evitar o superaquecimento e manter a qualidade de vida em nosso planeta”.

A GOL possui 39 aeronaves Boeing 737 MAX 8 no Brasil, todas em operação, com previsão de chegar a 75 - metade da sua frota - até o final de 2025. Desde 2019, a GOL já ultrapassou 240.000 horas de voo com as aeronaves MAX, propiciando a economia de 115,2 milhões de litros de combustível de aviação e a redução de 364,032 mil toneladas na emissão de GEEs.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.