Os 3,4 milhões de estudantes inscritos no Enem 2022 entram na última semana de preparação para as provas, que ocorrem nos próximos domingos, dias 13 e 20 de novembro. Entre livros e pesquisas, o candidato precisa ficar atento sobre o que levar no dia da prova. Uma dúvida comum é sobre a caneta permitida para fazer a prova.
É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A exigência ocorre porque a utilização de caneta de outra cor pode inviabilizar a leitura óptica e a correção das respostas e do texto de redação.
Além da caneta esferográfica de tinta preta, o candidato deve levar documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de Confirmação de Inscrição e declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
No caso das máscaras de proteção contra a Covid-19, o candidato deve checar o decreto de cada cidade. Nos locais onde o uso em locais fechados é obrigatório, a proteção será exigida.
Não é permitido levar
Não é permitido fazer a prova portando alguns objetos. Por isso, cada candidato recebe, antes de entrar no local da prova, um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos.
Veja o que deve ser colocado no envelope:
Declaração de Comparecimento impressa;
Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
Livros, manuais, impressos, anotações;
Protetor auricular;
Relógio de qualquer tipo;
Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.