Vereador de São João de Meriti é preso suspeito de ajudar o TCP a erguer barricadas no RJ

Parlamentar é apontado pela Polícia Civil por oferecer suporte a estruturas que impediam a entrada da polícia; ação também mira núcleo financeiro do TCP

O vereador de São João de Meriti, Ernani Aleixo (PL), foi preso nesta terça-feira (25) durante uma ação da Polícia Civil.

O vereador de São João de Meriti, Ernani Aleixo (PL), foi preso nesta terça-feira (25) durante uma ação da Polícia Civil que investiga o apoio de agentes políticos a uma estrutura criminosa ligada ao Terceiro Comando Puro (TCP) na Baixada Fluminense. O irmão de um traficante também foi detido.

Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão.

A prisão faz parte da ‘Operação Muro de Favores’, deflagrada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). A ação integra a estratégia estadual Barricada Zero, que busca retirar obstáculos instalados por criminosos e restabelecer o acesso das forças de segurança a áreas dominadas por facções.

Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta que o vereador ofereceu apoio logístico para a instalação de barricadas em Vilar dos Teles, além de negociar nomeações em troca de apoio político. Áudios e mensagens analisados pelos agentes sustentam as acusações.

O grupo alvo do inquérito atuava nas comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo. Conforme a polícia, a estrutura criminosa mantinha atividades de tráfico de drogas, homicídios, extorsão a comerciantes e lavagem de dinheiro, utilizando armas de uso restrito. O núcleo era comandado por um homem identificado como braço-direito do líder do TCP na região, que confessou envolvimento em três homicídios registrados em novembro de 2023.

A ‘Operação Muro de Favores’ tem como objetivo atingir o núcleo financeiro e operacional da facção e retirar barricadas usadas para impedir o acesso policial e a prestação de serviços públicos.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...