A formação de um ciclone extratropical deve provocar fortes chuvas em diferentes áreas na Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira (25), segundo o
O fenômeno se formou entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro entre a noite dessa segunda-feira (24) e a madrugada desta terça, e segue em direção ao Espírito Santo e ao Norte de Minas Gerais.
A previsão aponta que os maiores acumulados devem atingir o Norte e o Leste mineiros.
O Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, também deve registrar chuva intensa, assim como o Norte e o Noroeste do Rio de Janeiro, onde a chuva forte já havia sido observada no último domingo (23).
Ainda nesta terça, há risco de chuva de moderada a forte em outras áreas do Rio de Janeiro, como o Grande Rio e a Região Serrana.
Em Minas Gerais, Belo Horizonte, Zona da Mata e o Centro-Oeste também podem ser atingidos.
No litoral de São Paulo, a chuva deve continuar, mas com menor volume do que o registrado no domingo e na segunda-feira.
Na quarta-feira (26), a maior parte do Sudeste deve ter períodos de sol. A exceção é o litoral paulista, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, onde ainda pode chover fraco.
A partir de quinta-feira (27), a tendência é de diminuição da chuva.
As temperaturas devem subir gradualmente, e a maior parte da região pode registrar mais de 30°C na sexta-feira (28) e no fim de semana.
Mar agitado
Além da chuva, o Climatempo alerta para mar agitado.
A Marinha do Brasil prevê ressaca no litoral de São Paulo, entre Cananeia e Ilhabela, até as 21h desta terça, com ondas entre 2,5 e 3 metros.
No litoral do Rio de Janeiro, o alerta de ressaca vai das 21h desta terça até as 6h de quarta, entre Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes.
As ondas também podem chegar a 3 metros.
Inmet mantém alerta vermelho para tempestades
A previsão inclui chuva acima de 60 mm/h e ventos que podem superar 100 km/h.
Segundo o instituto, há risco de queda de granizo, danos em edificações, falta de energia, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte.
Além dos municípios do litoral paulista, algumas cidades do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina também devem ser afetadas.
Veja a lista das áreas afetadas:
- Sul Fluminense;
- Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Litoral Sul Paulista;
- Metropolitana de São Paulo;
- Norte Catarinense;
- Metropolitana do Rio de Janeiro.
(Sob supervisão de Alex Araújo)