Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Festival da Jabuticaba movimenta Sabará nesse fim de semana; confira as atrações

Tradicional evento no centro histórico terá barraquinhas com a fruta in natura, delícias como geleias, sobremesas e licores e uma cozinha-show onde chefs renomados vão preparar pratos especiais

A jabuticaba é tão popular que inspirou a criação do Festival, realizado há 37 anos em Sabará

A jabuticaba é tão popular que inspirou a criação do Festival, realizado há 37 anos em Sabará

Maria Teresa Leal/Itatiaia

Todo ano, quando novembro dá as caras, é difícil ter um pé de jabuticaba na cidade histórica de Sabará, que não esteja apinhado dessa frutinha, doce, de polpa macia, baixa em calorias e rica em antioxidantes. É o sinal de que o tradicional Festival da Jabuticaba está próximo. Esse ano, em sua 37a. edição, ele acontece de 17 a 19 de novembro, com expectativa de receber mais de 100 mil pessoas.

A programação será realizada no centro histórico, em um circuito de quatro praças e as ruas que as interligam. Estão previstas barraquinhas com as frutas in natura, geleias, doces, sucos, licores, cachaças, bolos, molhos(para uso culinário) e todo tipo de iguarias, além de shows e outras atrações culturais.

Importância Econômica

O Festival também tem um papel importante na divulgação dos produtos da agricultura familiar, na abertura de mercado e agregação de valor, além de movimentar turisticamente a cidade, trazendo boa movimentação para hotéis, pousadas, bares e restaurantes. O tema desse ano é: “Dos quintais sabarenses para o mundo”.

A presidente da Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), Elizabeth Antônia Torres Braga, disse que a safra da fruta este ano foi excelente, e haverá uma grande variedade de itens durante o evento.

“A safra antecipou, as primeiras colheitas acabaram acontecendo antes do previsto, mas a produtividade está excelente. Os produtores conseguiram desenvolver muitas receitas. Então, teremos uma variedade importante de itens ao longo do evento. São mais de 40 produtos derivados da fruta, incluindo geleias, licores, molhos e bebidas. Os produtos estarão em cerca de 30 estandes que compõem o evento”.

“O Festival da Jabuticaba é um espaço para a comercialização e divulgação dos derivados. Resultando então, em renda para muitos produtores rurais. Ele também faz a economia da cidade circular por girar altos valores no município”.

Momento mais esperado

Um dos momentos mais aguardados do evento é o concurso que elege o melhor licor, as melhores geleias – tradicional e mista -, e o produto inovador.

A ideia é apresentar e estimular novas criações culinárias e etílicas que tenham como base a jabuticaba. Na categoria das geleias são premiadas a melhor geleia de jabuticaba, tradicional, e também a mista, que utiliza a jabuticaba com outras frutas como mexerica, banana, limão siciliano e o que mais a criatividade mandar.

Além do concurso, o Festival da Jabuticaba conta com uma cozinha show, onde 14 chefs irão preparar pratos utilizando a jabuticaba. Entre, eles, Flávio Trombino, do restaurante Xapuri; Danilo Simões, do restaurante MSDpar BH/SP e o chef Renan Bastos, do BH Hell’s Kitchen.

Produtores

Os produtores participantes fazem parte da Associação de Produtores e Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), que organiza o evento junto com a prefeitura municipal. Este ano, 30 barracas da fruta in natura e 27 estandes de derivados de jabuticaba (geleias, balas, licores, doces, tortas e pães) artesanato, mudas de jabuticabeiras, sanduíches e cervejas, integram o circuito.

No local, o público encontra receitas transmitidas de geração a geração, produtos com certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Confira a programação completa:

DIA 17/11/23 (SEXTA-FEIRA)

PRAÇA ANTÔNIO ALBUQUERQUE

20h – Show com Raul Neto e Arthur

PRAÇA MELO VIANA

20h – Show com Dendem & US Vemaguets

PRAÇA SANTA RITA

20h – Show com Marlon e Igor

DIA 18/11/23 (SÁBADO)

PRAÇA ANTÔNIO ALBUQUERQUE

10h – Show com o DJ Luis Henrique
14h30min – Cortejo com “Mulheres do Ó”
16h30min – Show com o DJ Ronildo Martins
18h30min – Show com Sofia Rodrigues

PRAÇA MELO VIANA

10h – Cortejo com a Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário
12h – Show com Biruta Samba e Choro
15h – Show com Dikako
18h30min – Show com Gustavo Brutto
20h30min – Show com “Coverplay”

PRAÇA SANTA RITA

14h – Show com Na Aba do Samba
16h – Show com Lico Paulini
18h – Show com Arcodaveia
20h – Show com Japps

DIA 19/11/23 (DOMINGO)

PRAÇA ANTÔNIO ALBUQUERQUE

10h – Show com Thales Souza
12h – Show com Duo Disritmia
14h – Cortejo com a Banda “Me chama que eu vou”
16h – Show com Futsamba

PRAÇA MELO VIANA

10h – Cortejo com a Guarda de Marujo
12h – Show com Samba e Choro de Quintal
14h30min – Show com Trio Carabá
16h30min – Show com Unión Latina
18h30min – Show com Creedence Cover

PRAÇA SANTA RITA

10h – Retreta com a Sociedade Musical Santa Cecília
12h – Show com a Velha Guarda do Samba
15h – Show com a Banda JHM
17h – Show com Amplitude 80

A programação está sujeita a alterações, sem aviso prévio. Para mais informações, entre em contato com as secretarias municipais de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3671-1780 ou acesse o site jabuticaba.sabara.mg.gov.br.

Serviço

37º Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia de Sabará - “Dos quintais sabarenses para o mundo”.

Data: De 17 a 19/11 (domingo)

Horários: sexta-feira, das 10h às 22h; sábado e domingo, das 9h às 22h

Local: Centro histórico de Sabará, próximo às praças Melo Vianna e Santa Rita

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais