Chamou a atenção nos últimos dias,
Conversamos com a Consuelo Mansur, proprietária e gerente de marketing da Império Leilões, que fica em Uberaba, para entender melhor como funciona essa “venda fracionada do gado”.
Ela diz que essa modalidade de venda foi criada como forma de facilitar o acesso de um maior número de produtores ao chamado “gado de elite”, também conhecido como “gado de pista”, acostumado a participar de exposições agropecuárias e ganhar competições com frequência.
De acordo com especialistas consultados pela Itatiaia, ‘gado de elite’ é aquele fruto de melhoramento genético que, para se tornar um grande campeão, recebe tratamento especializado com manejo diferenciado, que vai desde o nascimento até a idade adulta e inclui alimentação, acomodação e acompanhamento veterinário.
Chegar ao que os criadores consideram ‘gado de elite’ não é fácil. De cada cem bezerros escolhidos após o nascimento, apenas dez se destacam para brilhar nas pistas de julgamento.
O cantor Zezé di Camargo, a dupla Henrique e Juliano, a apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Regina Duarte são exemplos de criadores famosos de gado de elite.
Qual é a vantagem?
A vantagem é a viabilidade do negócio. Talvez não seja possível, financeiramente, para um produtor adquirir o animal inteiro, mas apenas uma parte dele. Os lucros vêm dos filhos que são gerados a partir desse touro ou dessa vaca. Quem tiver ‘parte no animal’ irá receber uma porcentagem a cada bezerro ou embrião comercializado.
O engenheiro agrônomo, especialista em pecuária, Walter Ribeiro, lembra que cada vaca tem cerca de um bezerro por ano. Mas, quando ela tem uma genética superior e há o interesse em replicar essa genética numa velocidade maior, ela recebe estímulos hormonais para ovular mais. Assim, seus embriões podem ser implantados em outras fêmeas, como numa espécie de ‘barriga de aluguel’. Dessa forma, ela terá mais filhos em um mesmo ano e, com isso, mais animais serão comercializados. “Se o animal é caro, provavelmente, a busca por alguma característica genética que ele carrega, está em alta, seguindo a velha lei da oferta e da procura!”
Que características são mais valorizadas?
Capacidade reprodutiva, boa genética, idade do primeiro parto; estrutura corporal (músculos e carcaça), precocidade e acabamento de carcaça (animal pronto para o abate, no peso ideal) precocemente); peso ao nascimento e ao desmamar.
Quem cuida da vaca?
Segundo Consuelo, normalmente, esses animais ficam em Centrais de Reprodução onde são tratados ‘a pão de ló’. E, de tempos em tempos, têm seus óvulos ou sêmen colhidos para serem comercializados.
Leilões de gados comerciais
A Império dos Leilões, de propriedade da Consuelo, de seu marido, Marcelo Cunha Farah e do sócio Milton Carlini Júnior, trabalha somente com gado comercial. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2021, às margens da BR 050 em Uberaba. Tem uma estrutura total de 260.000m², alojamentos adequados para 7 mil animais e capacidade para receber 650 pessoas.
Os leilões acontecem de 15 em 15 dias ou uma vez por mês, dependendo da estação do ano ou se é tempo de seca ou chuva. Os leilões costumam reunir, em média, 400 pessoas, entre pecuaristas do Triângulo Mineiro e de várias outras partes do país.