Ouvindo...

Para evitar ‘saia justa’ com Bolsonaro, Agrishow ‘desconvida’ ministro da agricultura para abrir feira

Assessoria do evento diz que o ministro Carlos Fávaro foi apenas alertado a respeito de boatos sobre uma possível presença de Bolsonaro; Mapa não confirma presença

Ministro Carlos Fávaro não confirmou presença no evento

A notícia de que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, teria sido “desconvidado” para a abertura da Agrishow - uma das maiores feiras agrícolas no mundo, que começa em 1º de maio em Ribeirão Preto (SP) - tem causado mal-estar nos bastidores do evento. A informação a respeito da “saia justa’ foi confirmada pela assessoria da Agrishow.

De acordo com a revista Globo Rural, o presidente da feira, Francisco Matturro, teria ligado para o ministro Fávaro perguntando se ele não se importaria de ir à feira no dia seguinte ao da abertura, uma vez que o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) teria avisado de última hora que iria ao evento em companhia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda segundo a publicação, o ministro não teria gostado da proposta e cancelado, de forma definitiva, sua presença no evento.

Assessoria deu outra versão

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a assessoria da Agrishow que deu outra versão sobre o episódio. De acordo com o escritório responsável pela comunicação, Francisco Maturro que também é vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, esteve em Brasília, ontem (25) justamente, para confirmar a presença na feira do ministro Fávaro e de outras autoridades. Só que já havia o boato de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, iria à feira acompanhado de seus correligionários, mesmo não tendo sido oficialmente convidado. “O que houve foi que Matturro se sentiu na obrigação de alertar o ministro, mas jamais o ‘desconvidaria’. Isso seria uma grande descortesia”, disse o jornalista Ênio Campoi, que coordena a assessoria do evento.

Uma hipótese da assessoria é a de “alguém que estava presente nessa reunião teria divulgado o fato de forma distorcida”. De qualquer forma, a quatro dias da abertura da feira, a direção da Agrishow não sabe se o ministro irá ou não. “A diretoria da Agrishow está em contato com o Ministério para obter essa informação de forma oficial”, disse Campoi.

A respeito do episódio, a Agrishow divulgou, ainda, a seguinte nota:

Indagada se a assessoria havia entrado em contato com a equipe de Jair Bolsonaro, para confirmar a presença dele no evento, a assessoria da feira respondeu apenas que o “ex-presidente é um cidadão livre que pode ir aonde quiser”.

A Itatiaia também entrou em contato com a assessoria do MAPA para saber uma posição oficial a respeito do episódio, mas até o fechamento da matéria, não havia obtido resposta.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.