O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) anunciou os finalistas nacionais do Prêmio IEL de Talentos 2025, que terá cerimônia em 3 de dezembro, no Instituto Ricardo Brennand, no Recife (PE). Minas Gerais garantiu quatro representantes entre os selecionados, distribuídos em frentes de educação, estágio e pesquisa aplicada.
Neste ano, a premiação registrou 757 projetos inscritos, quase o dobro do volume de 2024. Segundo a superintendente nacional do IEL, Sarah Saldanha, o crescimento reflete o fortalecimento da iniciativa.
“A premiação é um incentivo concreto para que empresas, instituições de ensino e os jovens continuem apostando em projetos que transformam conhecimento em resultados”, afirmou.
Os quatro finalistas de Minas Gerais
1. PUC Minas – Educação Inovadora (Ensino Superior)
A instituição concorre na categoria que avalia iniciativas de ensino com foco em metodologias e práticas inovadoras.
2. Evolua Energia – Estagiário Inovador (Médio Porte)
A empresa mineira é finalista com o projeto Evolua Involt, desenvolvido pela estagiária Cecília Araya.
3. Escola do Sebrae (MG) – Sistema S / Educação Inovadora
A unidade mineira do Sebrae figura entre as finalistas que representam entidades do Sistema S com iniciativas de ensino inovador.
4. Adalgisa de Jesus Pereira – Inova Talentos / Projeto Inovador
O projeto da pesquisadora mineira propõe o desenvolvimento de produtos para agricultura a partir da economia circular dos estéreis da mineração de ferro, em parceria com a CO-LOG.
Panorama nacional da premiação
Além dos representantes mineiros, o prêmio reúne finalistas de diversos estados, entre universidades, empresas, instituições de ensino técnico e pesquisadores. A edição contempla categorias como Estagiário Inovador, Estágio Inovador, Educação Inovadora, Artigo Inovador e Projeto Inovador, distribuindo notebooks, troféus, certificados e divulgação nacional.
A expectativa é reunir profissionais do setor produtivo, estudantes e pesquisadores de todo o país, reforçando a integração entre educação, inovação e mercado de trabalho.